Todos juntos somos Portugal… na China

Sexta-feira…. O trabalho acaba, carregamos todos sacos com Zòngzi, pudins de arroz para se comer no feriado de Segunda-feira, Festival do barco de dragão… Mas o coração late a mil e não é pela excitação de ser fim de semana prolongado…

Regresso a casa assim que o relógio marca as seis horas, não dá para pensar em mais nada…. Deixo o computador em casa, pego numa carteira mais pequena, na camisola vermelha que deixei em cima da cadeira e num cachecol… é Verão em Pequim…

Não há concentração nem foco em rigorosamente mais nada que aquele momento em que vamos ouvir cantar o nosso hino aqui em Pequim.

Quatro meses fora, e hoje não sou emigrante, nem laowai, hoje sou Portugal juntamente com muitos mais portugueses aqui na China.

Depois de jantar, dirijo-me para o “Paddy O’shea’s”, o jogo começa às 2 da manhã…

Nem sei ao todo quantos portugueses eramos, mas hoje parecíamos mais que os chineses… claramente mais que os espanhóis…

Reencontramos amigos, conhecemos novos e ali, somos Portugal, todos juntos numa só voz para que Pequim veja que somos aquilo que mais ninguém consegue ser, uma nação de orgulho….

Por algum motivo, todos nós, acabamos por depositar toda a nossa crença como nação e pátria no futebol, sabemos que somos grandes e sabemos que podemos voltar a conseguir o que nunca pensamos conseguir…

Na verdade, a nossa maior característica é o futebol. Sempre que me perguntam de onde venho e respondo Portugal, os pontapés imaginários à bola são recorrentes e nomes como Ronaldo, ou Figo surgem… Não fosse o Figo também estar na China…

Como é ver o meu Portugal jogar aqui na China? …. É igual que em Portugal. Juntos, unidos cantamos o hino, juntos, unidos perdemos a razão e deixamos de pensar, juntos, unidos deixamos de ter controlo e hoje… hoje só queremos ganhar!

E sempre que marcamos um golo, gritamos em uníssono, e gritamos por mais...

A Rússia está a meio caminho entre Portugal e China e juntos queremos fazer-nos ouvir… para que aquela equipa que representa o nosso país, saiba que são eles que hoje controlam as nossas emoções…

Como é ver o meu Portugal jogar aqui na China? …. É igual que em Portugal, sonhamos igual, gritamos igual, desesperamos igual…

As lágrimas correm igual... Nunca ninguém sabe ao certo explicar porque choramos num jogo de futebol, talvez pelo orgulho, talvez pelo desespero, talvez pela saudade….

Como é ver o meu Portugal jogar aqui na China? …. É igual que em Portugal, mas com 7 horas de diferença…

Na Rússia 11 jogadores representam em campo o nosso país e aqui… Aqui em Pequim, quem representa Portugal somos nós...

 

Ana Carmo

Pequim


Partilhar:

+ Crónicas