A população de Bornes, no concelho de Macedo de Cavaleiros, redobrou a vigilância aos seus animais desde que um rebanho de ovelhas foi atacado na madrugada de domingo. O ataque saldou-se em 13 ovelhas mortas, outras 11 com ferimentos, em alguns casos graves, mais quatro cordeiros desaparecidos. A maior parte das ovelhas apresenta escoriações.

O proprietário do gado, João Luís Coelho, está convencido de que o ataque terá sido feito por lobos, uma vez que alguns populares afirmam terem visto lobos há algumas semanas nas imediações da localidade. O rebanho estava numa propriedade vedada com arame farpado, existindo também um curral com portas, mas não terá sido suficiente para impedir a entrada dos predadores.

Há cerca de um mês já tinha acontecido um ataque semelhante na propriedade do mesmo pastor, que acabou com seis animais mortos.

O agricultor faz contas à vida e calcula que os prejuízos são consideráveis, uma vez que no mercado cada animal poderia valer entre 100 a 150 euros. Desanimado, diz que vai abandonar a exploração, tanto mais que se trava de um rebanho pequeno com cerca de 40 animais.

Os técnicos do Parque Natural de Montesinho estiveram no local para \"recolher indícios e averiguar se foi o lobo que atacou, o procedimento habitual nestes casos\", explicou Paulo Cabral, responsável pelo sector naquele organismo. As conclusões apontam para que \"não se trata de um ataque típico de lobos\". Paulo Cabral afirma mesmo que \"nitidamente não foi lobo\", apontando cães como possíveis responsáveis. \"Alguns cães que andam em batidas aos javali habituam-se a caçar e buscam alimento fácil\", referiu o técnico da área protegida, que acrescentou que se concluiu que a vedação era insuficiente e permitia que animais a cruzassem por baixo. A avaliação dos técnicos refere que este ataque teve características semelhantes ao primeiro.

Sempre que se prova que os lobos são responsáveis pelos ataques, o Instituto de Conservação da Natureza paga uma quantia como forma de ressarcimento pelos prejuízos, o que não deverá acontecer neste caso.

O proprietário do rebanho não se conforma com a avaliação dos técnicos do PNM. \"Eles não levaram nada para análise pelo que não percebo como chegaram a conclusões\", afirmou João Luís Coelho. Além disso, garante que na localidade não têm sido encontrados cães vadios.



PARTILHAR:

Comunidade recusa perder formação

Viseu também quer