Arrancaram, finalmente, as obras de beneficiação do troço da Estrada Nacional (EN) n.º 221, que liga a vila de Freixo de Espada à Cinta e algumas aldeias do concelho ao resto do distrito de Bragança e litoral.

Ao longo troço da EN-221 há já movimento de máquinas e homens com vista ao início da execução da empreitada, que vai custar cerca de três milhões de euros.

Para Edgar Gata, autarca local, este é o culminar de um período de reivindicações que leva já dez anos. De recordar que foram muitas as discussões em torno da EN-221, chegando mesmo a ser considerada pela autarquia como uma \"vergonha nacional\" dado o estado caótico do piso e traçado sinuoso, situação que atrapalha as actividades económicas do concelho e que constitui uma dor de cabeça para o transporte de doentes acamados.

De salientar que foram várias as promessas de realização de obras de sucessivos governos, argumento utilizado em várias campanhas eleitorais, promessas sempre adiadas.

Desde a sua construção há quase meio século, a estrada não beneficiou de qualquer intervenção de fundo, tendo mesmo ganho o título de \"estrada-museu\".

Ao todo são 14 quilómetros que ligam a vila trasmontana ao cruzamento da EN-220, que vem de sul, com passagem por Vila Nova de Foz CÎa e Moncorvo.

Apesar de entrar em obra no período Inverno, o edil de Freixo de Espada à Cinta sempre vai dizendo que pior nunca ficará, em relação ao actual estado da estrada.

De recordar que o auto de consignação foi recentemente assinado, na presença de membros do Governo, constituindo o acto \"um dia histórico\" para o concelho.

O JN apurou que o Ministério das Obras Públicas já garantiu que os restantes 23 quilómetros da EN221, que ligam Freixo de Espada à Cinta a Espanha e ao distrito da Guarda, por Barca de Alva, deverão ser analisados para a execução de um projecto beneficiação já nos primeiros dias de 2005.



PARTILHAR:

Rendas indevidas

Sortegel, a maior exportadora de castanha