A 14.ª Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso é inaugurada hoje em Montalegre, com a presença do secretário de Estado do Desporto, Hermínio Loureiro. Aparentemente, não seria este o governante mais indicado para a inauguração do evento de Montalegre, mas a presença de Hermínio Loureiro é justificada pelo facto de o secretário de Estado presidir, também, à homologação de um contrato-programa para o futuro pavilhão gimnodesportivo e, ao mesmo tempo, inaugurar as Piscinas Municipais.

A Feira do Fumeiro decorrerá até ao próximo domingo, na Zona Industrial de Montalegre, prevendo-se que o volume total de negócios, relativo aos produtos de fumeiro, atinja um milhão e 250 mil euros, com a venda de cerca de 60 toneladas de produtos. Para os quatro dias do evento, são esperadas na vila de Montalegre cerca de 50 mil pessoas, com especial incidência no sábado e no domingo.

Este volume de negócios pode, no entanto, ser significativamente maior, se se tiver em conta as consequências, a curto e médio prazo, da realização da Feira. Com efeito, o presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, afirmou já que, \"se avaliarmos o impacto que o cartaz Feira do Fumeiro teve no aumento da afluência em termos turísticos, e sobretudo no turismo gastronómico, então teremos de considerar que este evento é responsável por um negócio de cinco milhões de euros por ano no concelho de Montalegre\".

Sustentando que \"não há feira gastronómica tão autentica como esta Feira do Fumeiro de Barroso\", Fernando Rodrigues acentua também a vertente da certificação dos produtos, para o que está a contribuir, de forma decisiva, a legalização das chamadas cozinhas tradicionais, que mais não são do que empresas familiares, que obedecem a determinados requisitos técnicos e de higiene e que estão a ser uma crescente garantia da continuidade do certame que anualmente se realiza na vila de Montalegre. Na edição deste ano, já estarão presentes na Feira 16 cozinhas tradicionais. Este é, aliás, um facto considerado muito animador e que comprova o bom trabalho levado a efeito pela Associação dos Produtores do Fumeiro que tem cativado juventude em redor do maior filão do Barroso.

A 14.ª Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso tem organização da Câmara Municipal de Montalegre e da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã.

O certame volta a realizar-se em instalações provisórias, erguidas na Zona Industrial - facto que Fernando Rodrigues promete ser solucionado brevemente, o que vai permitir que para o ano o evento se realize no moderno Parque de Exposições e Feiras de Montalegre, obra grandiosa que vai dar um outro estatuto à Feira do Fumeiro.



PARTILHAR:

A24, entre a Régua e Vila Real

Docentes vão a junta médica