Até ao final do ano todas variedades de enchidos produzidos em Vinhais devem ficar protegidos com denominação de origem protegida. Os processos relativos à alheira, ao butelo, chouriço azedo, chouriço doce e o presunto bísaro estão bem encaminhados, já alcançaram «protecção nacional transitória», o que permite certificar todo o fumeiro.

Os enchidos têm cada vez maior peso na economia do concelho de Vinhais. Actualmente, existem 21 cozinhas regionais de produção de fumeiro, que podem transformar até três mil quilos anuais, e cinco unidades industriais, com grande capacidade de produção. Em ambos os casos é possível comercializar fumeiro durante quase todo o ano.

Os cerca de 80 produtores artesanais presentes na Feira do Fumeiro de Vinhais, que chegou ontem ao fim, levaram para venda cerca de 45 toneladas. Esta capacidade produtiva, que representa um volume de negócios de alguns milhões de euros, levanta agora um novo problema, que se prende com a necessidade de procurar novos canais de distribuição e novos mercados.

\"Temos de melhorar os circuitos de escoamento do fumeiro, isso é inevitável, chegar a todo o país e às grandes superfícies\", referiu o presidente da Câmara de Vinhais, José Carlos Taveira.



PARTILHAR:

Liga de Honra - 21ª Jornada

Parceria com vizinhos espanhóis