Fundação da Casa de Mateus vai oferecer, em Julho e Agosto, 30 concertos de música antiga, clássica, jazz e fado, que se realizarão em 10 concelhos da região norte do país.
A 26ª edição dos Encontros de Música da Casa de Mateus começou ontem com o duo de jazz Maria João e Mário Laginha, no Palácio de Mateus, em Vila Real, e termina a 26 de Agosto em Penafiel, com um concerto de Mary Elizabeth Williams acompanhada por Alexandro Zuppardo ao piano.

Os concertos vão decorrer também em Chaves, São João da Pesqueira, Lousada, Felgueiras, Paços de Ferreira, Paredes e Vinhais.

Além de apresentar música clássica, antiga e jazz, os Encontros de Música vão ainda oferecer concertos de música moderna com Pedro Abrunhosa e os Bandemónio (sábado) e de fado com Ana Sofia Varela e António Zambujo (3 e 4 de Agosto) e Kátia Guerreiro e João Ferreira Rosa (22 e 23 de Agosto).
Casals Ensemble presente

Pelo festival vai passar também o quarteto de cordas Casals Ensemble, que actua amanhã em Lousada, domingo em Vila Real, segunda em Chaves e terça-feira em São João
da Pesqueira, o pianista Ale-xei Volodin (terça e quarta-feira), a Orquestra Gulbenkian com o maestro Manuel Ivo Cruz (9 e 10) e os Ensemble Musi-ca Antiqua com a direcção de Christian Mendonze.
O programa de espectáculos destaca ainda as participações do pianista Jorg Demus, os duo de jazz Michel Portal e Bernard Lubat, e Denis Leloup e Zool Fleischer, Teresa Berganza acompanhada de Juan Antonio Parejo ao piano, entre outros.

Segundo fonte da organização, o objectivo desta iniciativa é dar a conhecer a uma região culturalmente desfavorecida alguns grandes nomes da música internacional e proporcionar uma formação especializada em disciplinas musicais aos jovens da região.
A Fundação da Casa de Mateus, que gere o palácio com o mesmo nome desde 1977, organizou em 1985 o seu primeiro Festival de Música.



PARTILHAR:

Docente do IPB

Pomares suíços