A alta-cozinha chegou ao fumeiro de Vinhais. A alheira, o salpicão, a chouriça de carne e a chouriça doce, todos à base de carne de porco bísaro, foram o mote para a confecção de pratos altamente complexos e requintados, prova que de fumeiro típico também se faz cozinha ao mais alto nível.

Tudo isto para \"mostrar que é possível fazer pratos de excelência e prender os visitantes pela boca\", referiu o presidente da Câmara, Américo Pereira, durante um almoço para convidados,considerando que a aposta na gastronomia de qualidade pode ser bom para o turismo.

Menu para convidados

Partindo de uma base de produtos tradicionais, que foram tratados de outra forma e com outra visibilidade criaram-se pratos de vanguarda. Estas iguarias, num conjunto de cinco pratos, foram provadas ontem, durante a 27ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais, onde foi apresentado um menu de degustação, ao qual não faltou o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

A visita ao certame é já considerada uma tradição por parte do ministro, que garantiu que todos os anos, por esta altura, se desloca aquela vila \"para saborear os bons enchidos\". \" Há dez ano que participo.Por acaso, agora sou ministro e não estou meramente a título pessoal, apesar de vir confraternizar com alguns amigos meus, mas é também uma boa ocasião para o Governo se fazer representar\", salientou.

Na Feira do Fumeiro, que termina hoje, é ainda possível comprar os vários tipos de enchidos típicos , como o salpicão, a chouriça de carne de Vinhais, a alheira, o butelo e muitos outros.

O certame conta este ano com 120 expositores de venda de fumeiro e com dois pavilhões de artesanato. Anteontem, no início do certame, estavam disponíveis entre 40 a 50 toneladas de enchidos para venda directa nos produtores individuais e nas cozinhas tradicionais.

PSD convida Rui Rio

Se num lado almoçava o ministro das Finanças, do outro lado da vila almoçava Rui Rio, autarca portuense, que se deslocou a Vinhais a convite da concelhia do PSD para degustar enchidos típicos e visitar a Feira do Fumeiro. O repasto reuniu algumas dezenas de militantes , mas foram mais notadas as ausências, nomeadamente a do presidente da Câmara de Bragança, eleito pelo PSD, que preferiu almoçar na companhia do ministro. Um dos casos que poderá ter levado Telmo Moreno, ex-presidente da distrital e membro da Comissão Nacional a afirmar \"Quando estávamos no poder todos participavam nas reuniões, agora vêm só alguns\". Rui Rio disse que a visita a Vinhais tinha \"um toque simbólico\", dado que já tinha sido convidado várias vezes, \"mas teve indisponibilidade para aceitar\". Desta vez aceitou, por considerar que \"é importante sair do Porto e vero interior , onde há grandes disparidades\".



PARTILHAR:

Ensino de Português no estrangeiro muda até 2008

Uma iniciativa da câmara municipal