No dia 8 de Agosto irá decorrer o 3º Festival de Música Tradicional em Santulhão, Vimioso. Como cabeça de cartaz estará o grupo Realejo e ainda o colectivo Vozes da Terra, Salamander e os Pauliteiros e Gaiteiros de Palaçuolo, de Miranda do Douro.

Há muito que os Realejo, o colectivo oriundo de Coimbra liderado por Fernando Meireles, não edita entre nós - tendo até à data apresentado dois discos de inéditos: "Cenários" e "Sanfonia" - ambos muito bem recebidos pela crítica e pelo público. Ao longo destes anos grupo tem feito um percurso com uma actividade irregular, mas não é por isso que os Realejo deixam ser ser uma das mais importantes referências na música de raiz tradicional portuguesa. Já é altura, por isso mesmo, para um novo registo discográfico... Os Realejo são actualmente compostos por Fernando Meireles na Sanfona, Bandolim e Cavaquinho; Amadeu Magalhães na Gaita de Foles, Flautas, Viola Braguesa, Concertina, Bandolim e Cavaquinho; Fernando Araujo no Baixo Acústico Acoustic, Jorge Queijo na Percussão; Miguel Veras nas Guitarras e Catarina na voz.

Por outro lado "Vozes da Terra" é um grupo constituído por 12 elementos, na sua maioria da vila de Vouzela, incluindo elementos das vilas vizinhas (Oliveira de Frades e São Pedro do Sul). Os instrumentos tradicionais utilizados pelo grupo, desde os de corda até aos de percussão, servem de base a um leque alargado de temas de todo o país, com predominância da sua região.

Os Salamander surgiram em Outubro de 2000, pela mão de três elementos que habitualmente animam as noites do bar Irlandês "O'Gillíns", em Lisboa. Um desses músicos, o Eduardo Monteiro, faz também parte dos Alambique, e desde há muito que está ligado às músicas de tradição europeia. Este trio partilha um interesse comum pelas sonoridades da música irlandesa, francesa, Escandinava e claro, Irlandesa. Em conjunto, este trio procura transmitir a força musical dos vários instrumentos que tocam: Sanforna, Gaita Galegas, Guitarra, Bouzouki, percussões, flauta transversal e voz.

Destaque ainda para a participação dos Pauliteiros e Gaiteiros de Palaçuolo, de Miranda do Douro, trazendo a este dia de festival uma das mais interessantes tradições do nordeste do país.

Programa

Dia 8 de Agosto
Realejo
Vozes da Terra
Salamander

Participação especial
Pauliteiros e Gaiteiros de Palaçuolo



PARTILHAR:

XIII Concentração 8, 9 e 10 de Agosto

Fogo cerca populações