A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e a empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD) assinaram, ontem, o protocolo de execução da barragem das Olgas. A obra, ambicionada há muito tempo, pretende fazer face às necessidades de consumo de água naquele concelho do Douro Superior.

\"O investimento ronda os cinco milhões de euros, prevendo-se a conclusão do empreendimento em 2008,\" assegurou Alexandre Chaves, presidente do conselho de administração da ATMAD.

Durante a cerimónia pública da assinatura do protocolo, Aires Ferreira, autarca de Torre de Moncorvo, relembrou que\"a obra já deveria estar concluída há, pelo menos, 11 anos. O atraso ficou a dever-se à remodelação do projecto inicial, nomeadamente à alteração de toda a estrutura da barragem, que passará a ser feita, ao contrário do que estava previsto, em cimento armado\".

Numa fase posterior, o presidente da Câmara pretende que seja realizada uma ligação, através de uma conduta, entre a barragem das Olgas e Vale de Ferreiros para abastecimento de água.

Entretanto, a vila continuará a ser abastecida por água tratada proveniente de uma ETA fornecida pelo Exército português. A água é captada no rio Douro, junto ao Pocinho, e canalizada para a ETA.



PARTILHAR:

Zonas perigosas na escola

Só têm uma ambulância com kit para partos