O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) defendeu hoje a declaração do distrito de Bragança como zona livre de produtos geneticamente modificados.

Uma delegação do PEV promoveu durante a manhã na capital distrital acções de sensibilização sobre segurança alimentar e contra os produtos geneticamente modificados (OGM).

Numa região onde ainda subsiste a agricultura tradicional e biológica, o dirigente nacional do PEV, Celso Ferreira, defendeu que este distrito é uma das regiões do país que deve ser classificada como zona livre de organismos geneticamente modificados.

O Partido apresentou na Assembleia da República um projecto de lei para a criação desta figura legal, por forma a impedir o avanço de produtos que considera \"adulterados\".

A proposta dos \"Verdes\" pretende que \"em Portugal se declarem as chamadas zonas livres de OGM por vontade dos municípios e com a forte participação dos agricultores e dos consumidores\".

Segundo Celso Ferreira, o anúncio do ministro da Agricultura de que vai autorizar culturas deste género a partir de 2005 em Portugal é \"motivo de preocupação\".

Com a campanha em Bragança, os Verdes pretenderam sensibilizar também os agricultores que produzem da forma tradicional para \"não se deixarem levar pela produção intensiva\".

Celso Ferreira considerou existir \"precipitação por parte do Governo português nesta matéria, uma vez que, embora ainda não estejam provadas cientificamente consequências negativas, existem alertas da Organização Mundial de Saúde\".

A acção em Bragança insere-se numa campanha europeia, que a nível nacional está a percorrer os vários distritos do país, desde Março, em defesa de uma política alimentar dos três \"S\": segura, saudável e saborosa.

O principal alvo da campanha são os jovens, como os da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, onde os OGM já foram tema das Olimpíadas da Ciência.

A delegação do PEV encontrou alunos \"preocupadíssimos\" como a Rita Diz, que verifica \"sempre a rotulagem dos produtos, para saber se têm substâncias químicas, onde foram criados, se lhe puseram pesticidas e se têm substâncias cancerígenas\".

Celso Ferreira realçou que a rotulagem foi uma conquista do Partido que representa, embora constate que, por falta de fiscalização, muitos produtos ainda não cumpram esta lei.

O dirigente do PEV disse que os organismos geneticamente modificados têm um peso cada vez maior, mesmo em Portugal, e apontou o exemplo dos \"morangos bonitos à vista, muito vermelhos e muito grandes\".

\"Isso é um organismo geneticamente modificado, esse tipo de morangos é feito a partir de peixe\", revelou.



PARTILHAR:

Promover a mobilidade

João Baptista recandidata-se