Um grupo de arqueólogos ao serviço da EDP descobriu, na zona do Baixo Sabor - que ficará submersa após a construção da barragem -, uma série de «importantes de achados arqueológicos» que vêm provar que aquela região já era ocupada desde o Paleolítico Superior.

Os arqueólogos estão a descobrir milhares de placas de pedra com gravuras, pertencentes à chamada \"arte rupestre móvel\", principalmente no sítio arqueológico da ribeira do Medal, situado na freguesia de Meirinhos, concelho de Mogadouro, que tem vindo a revelar-se um importante ponto arqueológico do Paleolítico Superior.

\"Apesar de esta unidade arqueológica não estar no seu sítio original, já que foi deslocada pela acção do tempo, os instrumentos e arte encontrados encontram-se bem preservados e os fragmentos achados são aos milhares\", disse a arqueóloga Joana Carrondo.

A arte encontrada é, em grande parte, feita por incisões em placas de xisto móveis que podiam ser transportadas de um lado para o outro, estando situada cronologicamente entre 10 mil e 15 mil anos antes de Cristo.

\"Já foram encontradas mais de um milhar de placas com gravuras de arte figurativa, das quais uma centena são zoomorfos, ou seja, representam animais, como cavalos ou auroques\", acrescentam os arqueólogos no local.

O sítio arqueológico é já considerado pelos especialistas, como \"o maior local\" de descoberta de elementos representativos da chamada arte rupestre móvel do Paleolítico Superior em todo a região do Baixo Sabor.

As escavações revelam que o sítio do Medal foi importante em toda a região do Baixo Sabor, no que diz respeito à ocupação de comunidades pré-históricas de caçadores-recolectores.



PARTILHAR:

Estrada Nacional 322

Obras na autoestrada transmontana