Adão Silva, secretário de Estado da Saúde, veio a Macedo de Cavaleiros anunciar que o Hospital Distrital de Macedo de Cavaleiros, HDMC, vai manter a valência de oncologia, que será alvo de novos investimentos.
Chegou-se a prever a saída do profissional de saúde responsável pelo serviço de oncologia do HDMC, Pedro Santos, bem como o risco da perda dessa valência de cuidados médicos. Adão Silva, veio a Macedo de Cavaleiros afirmar que não só esse lugar vai ser mantido, pelo actual médico ou por outro, já que irá ser aberto concurso público e haverá alterações no quadro de pessoal do HDMC, como o próprio serviço será alvo de vários investimentos que deverão dar resposta à crescente procura desse tipo de assistência médica.
Os investimentos reverterão num alargamento do serviço de oncologia, que passará a integrar espaços até aqui utilizados pelo Centro de Saúde, aumentando a área disponível, que passará dos actuais 1100 metros quadrados para 1521 metros quadrados. Esta obra, terá um custo total de 3.000.000 euros, e será realizada em parceria entre o Ministério da Saúde e a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Com esta ampliação, a valência do Serviço de Oncologia do HDMC será reforçada no contexto distrital, devendo ser a principal unidade da área.
A Santa Casa da Misericórdia de Mirandela tem instalado uma unidade de rasteio de cancro em Mirandela, que ainda não está disponível para o comum utente, estando previstos a assinatura de protocolos entre a instituição de solidariedade social e o estado nesse sentido, Adão Silva, contudo, considera que estas unidades não se sobrepõem podendo actuar em sintonia para um melhor serviço público de saúde.
A unidade de Macedo de Cavaleiros trabalhará em consonância com o IPO do Porto, do qual um representante, Doutor Osório, em Macedo de Cavaleiros, afirmou que a importância destas unidades é fundamental para o sucesso do combate às doenças oncológicas, nomeadamente nos cuidados primários ministrados aos doentes, bem como o evitar deslocamentos por parte dos doentes, o que se torna dispendioso economicamente, e sofrível por parte dos doentes.
Com a utilização do Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros pelo Serviço de Oncologia, torna-se necessário a construção de uma nova unidade, o que está previsto para 2005, em terreno a fornecer pela autarquia, ainda não definido, mas que Adão Silva, afirmou ser nas proximidades das instalações hospitalares. O calendário definido para esta obra apresenta 2003 como ano da realização do projecto, 2004 e 2005 ano da sua aplicação.



PARTILHAR:

Pastor morre de frio enterrado na lama

Motoclube e clube de tiro desentendem-se