No aeródromo de Vila Real realizam-se actualmente duas carreiras para Lisboa, uma de manhã e outra da parte da tarde. Em menos de uma hora é possível chegar à capital. Os aviões que saem de Vila Real têm uma taxa de ocupação que ronda os 80 por cento, uma percentagem que, segundo o vereador da Câmara Municipal de Vila Real, Albertino do Fundo, \"é mais elevada que a dos aviões que saem de Bragança.

Desde 1999, o número de passageiros a embarcar ou a desembarcar neste aeródromo tem vindo a aumentar. Nesse ano, embarcaram em Vila Real 401 passageiros e desembarcaram 425. Em 2000, foram registados 613 embarques e 551 desembarques. No ano passado, esse número subiu para 1926 partidas e 1470 chegadas de passageiros. A autarquia vila-realense espera agora trazer até este aeródromo aviões de maior porte e dotar o local de melhores condições físicas.

O Plano Director do Aeródromo foi recentemente concluído, mas terá ainda de ser aprovado pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). A partir daí, serão realizados estudos e elaborados projectos específicos para o aeródromo. Apesar do montante previsto para as obras ainda não estar definido, sabe-se que serão necessários alguns milhares de euros. Contudo, os trabalhos terão de ser feitos \"com calma\" e obedecendo a determinada \"coordenação\", de forma a que o aeródromo se mantenha funcional durante as obras.

Em primeiro lugar, serão feitas as obras mais urgentes. Está previsto o alargamento da placa de estacionamento, o aumento da pista em 250 metros para sul e alterações de funcionamento da Torre de Controle, \"mudando-a\" para poente. Enquanto os projectos não são elaborados e concluídos, serão feitas algumas obras de manutenção e melhoramento.

Albertino do Fundo afirmou que estas intervenções têm como finalidade levar ao aeródromo da cidade aviões de maior porte e permitir \"o dobro\" das aterragens.

Tanto o início como a conclusão das obras ainda não têm data marcada. As verbas necessárias para a obra também não podem ser avançadas para já. No entanto, a autarquia espera que o Governo seja seu parceiro neste investimento.



PARTILHAR:

CTM triunfa com facilidade

Combate à fome