No certame e na 14ª Prova ou Cata Internacional de Águas de Termatalia México 2016 - dirigida pela sommelier galega Mercedes González - na passada sexta-feira, dia 30 de setembro, as águas de Chaves-Verín, Eurocidade da água, conseguiram 6 prémios internacionais, alcançando os 3 primeiros postos nas águas com gás carbónico natural.

Pelo sétimo ano consecutivo, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Eurocidade Chaves-Verín promoveu o destino transfronteiriço Chaves-Verín na Feria Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar - Termatalia.

Este ano, o certame decorreu em Arteaga-Saltillo, no México, de 29 de setembro a 1 de outubro e contou com a participação de 25 países com potencial mineromedicinal e termal de todo o mundo.

O encontro internacional serviu também para promover a Eurocidade como membro da Associação Europeia de Vilas Termais Históricas (EHTTA) e a sua Rota Termal e da Água que conseguiu o reconhecimento por parte do Conselho Europeu como Itinerário Cultural Europeu. Neste contexto o AECT participou com uma conferência sobre inovação no produto turístico termal, com o título: “Um itinerário cultural europeu na fronteira de Espanha-Portugal: A Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago”.

O AECT continua empenhado em implementar um amplo número de ações de promoção, entre as quais se destacam o stand turístico promocional da marca transfronteiriça "visit Chaves-Verín, a eurocidade da água", reuniões com operadores turísticos, conferências de imprensa com órgãos de comunicação social especializados, reuniões setoriais, entre outras.

As águas vencedoras foram as seguintes:

Categoria de Água Mineral Natural sem gás:

1º prémio: Água de Cabreiroá (Galiza – Espanha).

2º prémio: Água Sana (Galiza – Espanha).

3º prémio: Bioleve (Brasil).

Categoria de Água Mineral Natural com gás carbónico natural:

1º prémio: Magma Original (vermelho) (Galiza – Espanha).

2º prémio: Pedras Salgadas (Portugal).

3º prémio: Campilho (Portugal)

Categoria de Água Mineral Natural com gás carbónico acrescentado:

1º prémio: Magma (Verde) (Galiza – Espanha).

2º prémio: Água Sana (Galiza – Espanha).

3º prémio: Fontenova (Galiza – Espanha).

Categoria de Água Purificada:

1º prémio: Santa Maria (México).



PARTILHAR:

Incêndio em casa durante a madrugada

Vila Real estreia concerto que junta Bach e Baco