A Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro (DRATM), em conjunto com a Edilidade de Freixo de Espada à Cinta, propÎs ao Governo a construção da Barragem das Ferrarias com carácter de «prioritário».

O projecto para a construção da albufeira tinha sido já avaliado com vista ao abastecimento de água a parte daquele concelho. Agora, é preciso fazer a adaptação da ideia inicial para uma albufeira com vista ao regadio de cerca de 600 hectares de terreno agrícola onde predominam a vinha, amendoal e culturas hortícolas, permitindo ao mesmo tempo o aumento da área de cultivo, para não deixar que algumas culturas sejam abandonadas por falta de águas, como actualmente acontece. A futura barragem vai permitir o regadio numa área que correspondente a 60% do concelho de Freixo de Espada à Cinta.

Segundo Carlos Guerra, director regional de Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro, \"agora só é preciso pensar em fazer o projecto dos canais de rega de toda a área\". A barragem poderá ser uma das prioridades para a região no próximo Quadro de Estratégia de Referência Nacional (QREN).

\" Não creio que a Barragem das Ferrarias seja inviável, já que vai permitir o regadio numa área agrícola importante para aquele concelho\", acrescentos Carlos Guerra.



PARTILHAR:

Rui Magalhães é autor da obra

Estudo para analisar falta de água