Distinção a nível nacional foi, pela segunda vez consecutiva, atribuída a Alfândega pelas boas práticas municipais na área da igualdade de género e não discriminação, na data em que se assinalou o Dia Municipal para a Igualdade.

 

O Município de Alfândega da Fé foi novamente distinguido a nível nacional com o Prémio Viver em Igualdade. Esta distinção foi, pela segunda vez consecutiva, atribuída a Alfândega da Fé pelas boas práticas municipais na área da igualdade de género e não discriminação, no dia em que se assinalou o Dia Municipal para a Igualdade.

Na edição deste ano, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género atribuiu uma Menção Honrosa a Alfândega da Fé pela integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação na organização municipal e nas iniciativas desenvolvidas a nível local. Recorde-se que o Município de Alfândega da Fé tinha já sido distinguido em 2016 com o prémio Viver em Igualdade, uma iniciativa bienal que destaca as boas práticas municipais nesta área.

A secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, entregou a Menção Honrosa à edil alfandeguense no Encontro Nacional “Dia Municipal para a Igualdade” que aconteceu ontem, dia 24 de outubro, em Lisboa, louvando as iniciativas e políticas locais para a promoção da igualdade e cidadania levadas a cabo no município a que Berta Nunes preside.

Um exemplo das boas práticas levadas a cabo pela autarquia é o Protocolo Intermunicipal que a autarquia estabeleceu em 2017 com a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, através do qual foi criado um Núcleo de Apoio à Vítima com intervenção no território a sul do distrito de Bragança.

Esta distinção vem, assim, reconhecer assim todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido a nível local, individualmente, pela autarquia ou, em parceria, e que visa a promoção dos valores da igualdade junto da comunidade.

De sublinhar, ainda, que Alfândega da Fé foi o único município da região de Trás-os-Montes a receber um galardão na edição de 2018 do Prémio Viver em Igualdade.

Para terminar, resta dizer que, de norte a sul do país, em nome da Igualdade, aconteceram, sensivelmente, meia centena de iniciativas para assinalar a efeméride referente ao Dia Municipal para a Igualdade que, anualmente, é celebrado a 24 de outubro.

 



PARTILHAR:

Descobertas mais gravuras rupestres no Vale do Côa

Cooperativa com eletricidade a preço de custo procura expandir-se para Portugal