O Município de Alfândega da Fé foi distinguido pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto – APOGESD e pela Cidade Social com o galardão Município Amigo do Desporto 2018.

A autarquia recebeu pela primeira vez este reconhecimento, integrando assim a lista de municípios portugueses “amigos do desporto”. A atribuição do Galardão “Município Amigo do Desporto”, é uma forma de reconhecimento e valorização das boas práticas desenvolvidas pelas autarquias na área do desporto.

O desporto sénior e o desporto escolar, destacou-se com maior relevância em Alfândega da Fé, mas também outras iniciativas desportivas que o município organiza anualmente, tanto como em forma individual como em parceira, como é o caso da Meia Maratona da Cereja, do Km Vertical ou do Trial da Montanha.

Outro grande destaque, vai para as associações desportivas locais, cuja atividade tem merecido o apoio da autarquia. Como exemplo disso, a ARA – Associação Recreativa Alfandeguense, que conta com cerca de 150 atletas, de vários escalões, nas modalidades como futsal, futebol e atletismo.

O programa Município Amigo do Desporto foi instituído em 2016, pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto – APOGESD e pela plataforma Cidade Social, com o objetivo de distinguir anualmente os municípios que desenvolvem uma politica de apoio ao desporto de excelência.

É também criado um plano anual para a realização de ações de benchmarking e de formação para os municípios.
Neste momento integram a lista dos Municípios Amigos do Desporto 81 autarquias.

A entrega do galardão realiza-se no dia 29 de novembro no âmbito do XIX Congresso Nacional de Gestão do Desporto que decorre de 29 a 30 de novembro em Rio Maior.



PARTILHAR:

Bairro de São Francisco em Macedo será reabilitado

Hospital de Bragança contrata equipamento de TAC ao exterior