O município de Alfândega da Fé, em Bragança, quer tornar os serviços e espaços públicos da sede de concelho acessíveis a todos os cidadãos, através de um projeto que vai eliminar as barreiras existentes.

\"Alfândega da Fé Inclusiva\" é o nome do projeto que será executado em um ano e meio e começará por fazer o diagnóstico da situação, disse hoje à Lusa a presidente da Câmara, Berta Nunes.

De acordo com a autarca, o diagnóstico será feita por uma equipa de técnicos \"bastante treinada\" nesta área a nível nacional, que apresentará as propostas para o plano a executar posteriormente.

O projeto contempla também, na fase inicial, além do diagnóstico, formação para técnicos e ações de sensibilização da comunidade em geral, nomeadamente agentes económicos e sociais.

A apresentação pública do \"Plano de Promoção de Acessibilidade - Alfândega da Fé Inclusiva\" realiza-se na sexta-feira, na presença da secretária de Estado adjunta e da Reabilitação, Idália Serrão.

Berta Nunes explicou à Lusa que esta fase inicial implicará um investimento de 180 mil euros cofinanciados pelo RAMPA - Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano.

A execução das ações e medidas que vierem a ser propostas será incluída noutra candidatura e a autarca acredita que se tratará de \"obras normalmente pequenas e baratas como semáforos para pessoas invisuais, rampas de acesso a edifícios, passeios ao nível da rua, entre outras\".

A autarca realçou que abranger a comunidade neste projeto \"é muito importante\" para que, por exemplo, \"ao instalarem um comércio ou um restaurante também tenham em atenção o problema da acessibilidade a todos\".

\"Esperamos transformar a nossa vila num local amigável para quem tem qualquer tipo de limitação\", afirmou a presidente da Câmara, sublinhando que a questão da acessibilidade não se coloca apenas ao nível da deficiência, mas também das limitações dos idosos num \"concelho muito envelhecido\".

Berta Nunes recordou que este projeto \"é mais um complemento ao trabalho que o município tem desenvolvido em políticas inclusivas\", apontando o exemplo do programa em que algumas dezenas de jovens \"adotaram\" idosos, ajudando a combater o isolamento da população envelhecida.

O município tem também apoiado e é a sede da lEQUE - Associação Transmontana de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais, que preparou para 11 de junho o segundo \"Piquenique pela Diferença\", enquadrado nas atividades da Festa da Cereja que decorre durante esse fim de semana na vila transmontana.



PARTILHAR:

Fernando Pilão 1961 - 2011

Agricultor suspeito de ter violado uma septuagenária