A Câmara Municipal de Alijó tenciona reabrir o dossiê para a criação uma cidade no concelho. O objectivo é concentrar metade da população numa grande área urbana, que poderá contribuir para estancar o despovoamento do concelho.

Alijó, Favaios e Sanfins do Douro poderão vir a formar uma cidade num futuro próximo. A ideia não é nova, mas o actual Executivo municipal persegue-a. As novas acessibilidades entre as povoações poderão acelerar o processo.

A variante que liga Alijó a Favaios já está concluída e em utilização. Uma via semelhante, entre Alijó e Sanfins estará concluída em Novembro deste ano. Ficará a faltar uma outra entre Sanfins e Favaios.

Completado o circuito, será altura de pensar em propor a constituição de uma cidade juntando as três vilas. De resto, o Plano Director Municipal está a ter isso em conta.

\"Poderemos assim ganhar densidade urbana na sede de concelho\", justifica o edil de Alijó, Artur Cascarejo.

A criação de um grande núcleo urbano no município de Alijó, com cerca de sete mil habitantes (metade do total concelhio), será \"gradual mas sustentada\".

Até porque o autarca entende que uma cidade \"seria importante para cada uma das três vilas, mas também para o concelho no seu todo\".

E para evitar especulações, esclarece, desde já, que o projecto \"não passa por urbanizar todo o território\" entre as vilas. A ideia é que exista uma \"continuidade urbanística\" ao longo das vias rodoviárias, nomeadamente das novas, \"deixando no seu miolo uma zona verde com parque de lazer\", pois trata-se de \"um pulmão\" para aquela área.

O objectivo que Artur Cascarejo defende é justificado também pelo despovoamento galopante verificado nos pequenos concelhos do interior.

\"Se não dermos concentração populacional à sede de concelho corremos o grande risco de perder mais gente\", começa por introduzir o autarca, explicando, a seguir, que \"se não houver emprego nas aldeias, as pessoas tenderão a ir logo para Vila Real ou Porto\".

Porém, Artur Cascarejo entende que se a zona central do concelho de Alijó tiver outra dimensão populacional, poderá ser mais fácil \"combater o flagelo da desertificação e do envelhecimento da população\".



PARTILHAR:

Em Carlão

Mais de 28 mil euros