Maria Fol de Menezes da Maia trabalha desde Março com 10 artesãs no centro da associação para o estudo, defesa e promoção do artesanato e está apostada em acrescentar aos tradicionais panos de decoração em seda alguma inovação, respeitando a \"alma\" desta actividade artesanal.

Quando terminar esta experiência, em Novembro, Maria pretende apresentar uma maior oferta na área da decoração, com almofadas, cortinados e candeeiros, mas também criar novos produtos numa área até agora não explorada e que é a do vestuário.

O artesanato da seda de Freixo de Espada à Cinta ganhou já uma nova peça com a confecção de uma écharpe para adorno das senhoras.

As \"inovações\" são o resultado de um trabalho conjunto em que as artesãs contribuem com a sabedoria da tradição, que vai passando de geração em geração os traços característicos deste artesanato, desde o fio da sede, à tonalidade ou ao ponto com que são decoradas as peças.

O próximo passo será concretizar uma experiência de tinturaria, mas também com base nas cores tradicionais desta zona transmontana, em que sobressaem o amarelo e o roxo ou buscando inspiração nos produtos regionais: a laranja, o verde da oliveira e o negro da azeitona \"negrinha\" de Freixo ou o rosa da amendoeira em flor.

\"Gostava que esta colecção levasse sempre a alma de Freixo de Espada à Cinta\", disse à agência Lusa a jovem designer, atraída para Freixo de Espada à Cinta pela afeição do seu povo pelos têxteis, que escolheu para tema do seu trabalho de fim de curso na faculdade de Belas Artes, em Lisboa.

à semelhança de outros jovens timorenses, Maria partiu de Díli para estudar design de equipamento industrial em Portugal e, no final do curso, teve a oportunidade de escolher entre um estágio em ambiente industrial ou no campo do artesanato, tendo optado pela segunda alternativa.

O ministro da Cultura, Pedro Roseta, visita segunda-feira o centro onde funciona este projecto e que dedica especial atenção ao ciclo da seda, desde a criação do bicho, à fiação e tecelagem.

O centro de artesanato está instalado num dos edifício mais emblemáticos da vila - \"A Casa do Poeta\" - e é nela que funciona actualmente uma empresa de reinserção, com as dez mulheres artesãs, que trabalham com Maria.

O ministro inaugurará um novo espaço cultural denominado auditório municipal, onde foram investidos cerca de 1,5 milhões de euros, para criar salas de exposições, cinema, e as condições necessários para os cerca de três mil habitantes do concelho terem acesso a diversas manifestações culturais.

O programa da visita inclui ainda a inauguração do espaço internet municipal, instalado numa sala da biblioteca municipal para \"todos aprenderem informática\", segundo o presidente da Câmara, Edgar Gata.

O autarca vai também acompanhar o ministro da Cultura numa visita à igreja matriz, que irá ser alvo de obras de restauro para a melhoria da cobertura, iluminação e som.

O investimento previsto contempla ainda uma intervenção nos altares e é da responsabilidade do instituto português do património arquitectónico e arqueológico (IPPAR), que promete o arranque das obras para breve.



PARTILHAR:

Trabalho sazonal

Após acidente mortal