A Necrópole Megalítica do Alto das Madorras, importante conjunto de sepulcros, cronologicamente datáveis do período da Pré-História Recente (Neolítico), foi recentemente classificada pelo governo, como «Sítio de Interesse Público».

Esta necrópole megalítica implanta-se num planalto, na fronteira dos concelhos de Alijó e Murça, distinguindo-se pela dimensão da sua área de implantação, número e escala das mamoas e integridade formal. Apesar da sua função primordial ser funerária, o seu significado simbólico transcendia, largamente, essa utilidade, representando locais de culto, polos da atividade simbólico-religiosa que assinalavam espaços geográficos de especial significado para as sociedades construtoras. O valor patrimonial da necrópole não se restringe às mamoas, mas integra a relação que estas estabelecem com a paisagem envolvente, expressando a íntima comunhão e interdependência entre o homem e o meio ambiente, constituindo estes monumentos a primeira transformação significativa e duradoura introduzida pelo homem neste território.

A necessidade de manter esta necrópole como testemunho de vivências e do que representa para a memória coletiva, associada ao mais antigo testemunho de arquitetura monumental no nosso território, levou o Município de Alijó a desencadear e a formalizar a instrução do processo de classificação junto da Direção Regional de Cultura do Norte. Após diversas reuniões e visitas ao local, a opinião foi unânime quanto à urgência na classificação desta necrópole megalítica, como sítio ou área arqueológica de interesse público.

O Município de Alijó à semelhança de anos passados tem vindo a divulgar, preservar e dinamizar todo este rico património histórico e arqueológico exumado, através da realização de visitas técnicas e pedagógicas guiadas a este e outros arqueossítios concelhios. Para mais informações não deixe de visitar a Página de Arqueologia do Município de Alijó: http://arqueologia.cm-alijo.pt | http://360.cm-alijo.pt.



PARTILHAR:

Rede nacional da fileira da castanha

O «Pescadinha»