As igrejas do concelho de Montalegre estão a ser alvo de uma vaga de roubos. Nas madrugadas de ontem e anteontem foram assaltadas quatro, em aldeias diferentes, tendo-se ainda registado uma tentativa frustrada noutro templo.

Os ladrões arrombam as portas e levam apenas o recheio das caixas de esmolas. O Núcleo de Investigação Criminal de Chaves da GNR acredita tratar-se de um grupo que será responsável por uma série de roubos em igrejas e capelas, nas últimas semanas, em todo Alto Tâmega.

Na aldeia de Pedrário, o assalto aconteceu na madrugada de anteontem. Os assaltantes terão entrado por uma porta lateral. A partir daí, saltando uma altura de cerca de dois metros, acederam ao templo. Além do recheio de uma caixa de esmolas, que já não era aberta há cerca de dois meses, remexeram todas as gavetas da sacristia, de onde, no entanto, não terão levado nada. \"Quando vi a porta um bocadinho aberta e eu com a chave na mão, pensei logo Oh, diabo! Aqui há coisa!\", conta António Silveira, zelador da igreja há 30 anos.

Nas localidades de Travassos e Covelães, a escassos quilómetros uma da outra, o prejuízo da investida durante a madrugada de ontem terá sido maior. Além das esmolas (não era retiradas desde Agosto), destruíram um lampadário (que funciona com a introdução de moedas) e terão ainda levado um objecto religioso \"bastante valioso\".



PARTILHAR:

Ainda sem data marcada

Obras do hospital de Bragança