No regresso às aulas, os cerca de 450 alunos das escolas do 1.º Ciclo do concelho de Mogadouro têm agora à disposição novas ferramentas de trabalho. As 17 salas dos três pólos escolares foram dotadas de outros tantos quadros interactivos e computadores portáteis que permitirão aos alunos novas formas de aprendizagem.

Com esta medida, os quadros negros de lousa foram substituídos por quadros interactivos e o pau de giz por canetas electrónicas.

A responsabilidade da colocação das novas ferramentas em todas salas de aula é do município, num investimento considerado \"prioritário e inovador\", já que o concelho de Mogadouro \"é o primeiro do país a ter este equipamento\" em todas as salas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. \"Agora esperamos que o Governo, ao abrigo do programa de inovação tecnológica, venha a comparticipar outros equipamentos do género, para proporcionar um ensino de maior qualidade\", apelou Morais Machado, presidente da Câmara de Mogadouro.

Como tudo que é inovador precisa da devida formação, os novos quadros interactivos não fogem à regra e, nesse sentido, os professores vão precisar de acompanhamento para tirar rendimento desta espécie de escola virtual.

\"Para nós, professores, no início vai ser um pouco confuso, já que não estamos habituados a estas tecnologias; no entanto, estamos convencidos de que os alunos vão gostar. Com o computador portátil que foi distribuído aos docentes, poderemos planificar melhor\", garante a professora Emília Marcos.

Os alunos mostraram alguma curiosidade face à novidade \"Eu só conhecia estes quadros de os ver na televisão, e acho que vou aprender melhor, \" disse Ana Batista, aluna de oitos anos.

O início do ano lectivo em Mogadouro ficou ainda marcado pelo anúncio do concurso público para adjudicação do pólo escolar do concelho, obra que custará cerca de três milhões de euros e que se espera concluído num prazo máximo de 18 meses.



PARTILHAR:

Forte trovoada na aldeia de Curros

Feito por um português no Canadá