A tradicional amêndoa coberta de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, obteve a certificação oficial regulamentada pela União Europeia, que identifica um produto originário de um determinado local ou região, indicou hoje fonte da autarquia.

Segundo uma nota enviada à Lusa, pela autarquia liderada por Nuno Gonçalves, com esta certificação pretende-se proteger e valorizar o produto, reforçando a sua imagem, aumentar a credibilidade no mercado e junto do público em geral.

"Outro dos objetivos passa por aumentar a satisfação dos apreciadores deste tipo de fruto seco, reforçar a competitividade com a diferenciação através da qualidade, facilitar o acesso a novos mercados e evidenciar o cumprimento de requisitos regulamentares", frisa a fonte.

A certificação já foi publicada no Diário da República e confere, a nível nacional, proteção à denominação "Amêndoa Coberta de Moncorvo".

Segundo os promotores do processo de certificação, o concelho de Torre de Moncorvo é o maior produtor de amêndoa do país, sendo a amêndoa coberta uma imagem de marca do concelho.

"Por este motivo tornou-se imperativo a certificação deste doce típico. Isto porque a confeção da amêndoa coberta obedece a características que muitos vendedores não tinham em consideração", acrescentou.

O processo de certificação foi elaborado pela Câmara de Torre de Moncorvo, no âmbito do Gabinete de Apoio ao Investidor, em colaboração com o Agrupamento de Produtores de Amêndoa e Amêndoa Coberta de Moncorvo.

A "Amêndoa Coberta de Moncorvo" é um produto de confeitaria obtido a partir de amêndoas doces peladas, torradas e cobertas com uma pasta de açúcar.

Este produto tradicional pode ser comercializado em três versões: brancas ou comuns; morenas ou de chocolate, peladinhas.
Foto: Rui Carvalho



PARTILHAR:

Festival D’ Onor já esta sexta, sábado e domingo

Município de Moncorvo ativa Plano de Emergência Municipal