Afinal há mais aldeias na Terra Quente Transmontana que têm ou tiveram níveis de arsénio superiores ao limite máximo permitido por lei na água que é distribuída a domicílio.

No concelho de Vila Flor, para além de Macedinho e Valbom - os casos mais graves -, também as localidades de Trindade, Santa Comba da Vilariça, Benlhevai e Vilarinho das Azenhas bebem, ou já beberam, água contaminada. Para além de Vilares da Vilariça (Alfândega da Fé), o problema pode também estender-se à localidade da Burga (Macedo de Cavaleiros), que, nas análises de 2001, registou 28 microgramas daquela substância por litro. Em 2003, não foram feitas análises. De resto, João Morais, habitante de Vilares, confirmou que, para além da sua aldeia, também a Burga \\"é conhecida como a terra dos dentes pretos\\".

Os novos dados foram revelados por Ana Paula Correia e José Ribeiro, docentes de Química e Física na Escola Secundária de Esposende e estudiosos da temática da qualidade da água de abastecimento público. Os dois professores são os responsáveis pela denúncia dos \\"pontos negros\\" de arsénio em Portugal, depois de um trabalho de investigação levado a cabo durante um mês e tendo por base resultados de análises à água, que constam dos relatórios do Ministério do Ambiente. As situações mais preocupantes estão situadas em freguesias a sul da serra de Bornes (distrito de Bragança)\\", nota José Ribeiro.

No caso de Valbom, considerado o \\"ponto negro\\" do país, o docente revela que já as análises de 1996 revelavam \\"76 microgramas por litro de água\\", ou seja, acima dos 50 permitidos na altura. Em 1997 e 1998, não foram feitas análises, porque não eram obrigatórias.

José Ribeiro revela, ainda, que as minas da Freixeda (Mirandela) nem são as principais suspeitas da contaminação. Depois de uma pesquisa sobre a matéria, avança com um conjunto de antigas explorações mineiras que poderão estar na origem do problema: As do \\"Vale das Cervas\\" (Vilares da Vilariça), concessionadas em 1924 para a extracção de arsénio e antimónio; e as minas \\"Alentejano\\" e \\"Lombo da Veiga\\" (Macedinho) - \\"supõe-se que do tempo dos romanos\\" - onde foi extraído arsénio, ouro e prata.



PARTILHAR:

Água envenenada

Liga de Honra - 9ª Jornada