Estão aprovadas as alterações no executivo da câmara municipal de Mirandela, resultantes da renúncia de José Silvano, após 16 anos na liderança do Município. António Branco é o novo presidente da câmara. Maria Gentil Vaz, passa a exercer o cargo de vice-presidente, mas a principal novidade é a entrada de Manuel Rodrigues, antigo secretário de António Branco, para vereador a tempo inteiro.

Alterações aprovadas, na última reunião do executivo. Substituição anunciada. Aos 44 anos, António Almor Branco chega ao cadeirão do Palácio dos Távoras, depois de 11 anos a fazer parte da equipa liderada por José Silvano.

O novo presidente do Município de Mirandela fica com os pelouros do desenvolvimento económico, Local e Rural, planeamento e desenvolvimento do território, urbanismo, ambiente e desenvolvimento sustentável. O seu anterior lugar de vice-presidente, passa a ser ocupado por Maria Gentil Vaz, que vai gerir as pastas da saúde, acção social, educação, cultura e turismo.

José Maçaira mantém os pelouros da administração financeira e patrimonial, os recursos humanos e a modernização administrativa. A principal alteração no executivo prende-se com a entrada de Manuel Carlos Pereira Rodrigues para vereador a tempo inteiro. Tem 38 anos e começou por entrar na vida política em 2001, sendo o representante da Juventude Social-democrata na lista dos laranjas.

O número cinco da lista repetiu-se nos actos eleitorais seguintes de 2005 e 2009, nunca chegando a ser eleito. No entanto, está há 8 anos na autarquia, primeiro como secretário de António Branco e desde Julho de 2011 foi nomeado chefe da equipa multidisciplinar do planeamento e desenvolvimento estratégico do município, equiparado a chefe de divisão.

Manuel Rodrigues herda a pasta do desporto, até aqui nas mãos de António Branco, mas também passa a gerir os dossiers ligados à juventude, às obras e equipamentos municipais, projectos e candidaturas e ainda sob a sua alçada vai ficar o pelouro da protecção civil.

Sem qualquer pelouro mantêm-se os vereadores da oposição: Júlia Rodrigues e João Casado, pelo PS e Graça Calejo Pires, pelo CDS/PP. Ficou igualmente definido o Gabinete de apoio ao Presidente. Apenas acontece uma alteração. Como chefe de gabinete continua Rui Magalhães, o actual presidente da junta de freguesia de Mirandela.

Também Isabel Susana Rodrigues repete o lugar de secretária, como acontecia com José Silvano. A mexida acontece no lugar de adjunto do presidente que estava vazio há cerca de um ano com a saída de Amândio Pires e passa a ser agora ocupado por Luís Pereira, que, nos últimos tempos exerceu as funções de secretário de apoio ao vereador José Maçaira.

São as alterações no executivo da câmara de Mirandela depois da saída de José Silvano. António Branco passa a ser o novo presidente do Município até às autárquicas de 2013.



PARTILHAR:

Seminário dia 12 de Janeiro

Polémica continua