Hernâni Dias anunciou ontem no último grande comício antes das eleições de domingo que na Zona Industrial das Cantarias, alvo de obras de almpliação, estão a ser projetados 45 lotes que permitirão receber 45 novas empresas, bem como criar centenas de postos de trabalho.

 

O Pavilhão Arnaldo Pereira recebeu ontem, dia 25 de novembro, em clima de festa, o último grande comício do Partido Social Democrata (PSD) para as eleições autárquicas na cidade de Bragança.

Depois de serem apresentados os candidatos da lista de Hernâni Dias às 39 freguesias que compõem o concelho de Bragança, o mandatário Rui Caseiro, o candidato à União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, Telmo Afonso, e o recandidato à presidência da Assembleia Municipal, Luís Afonso, iniciaram as hostes discursivas. Seguiu-se a intervenção do convidado de honra, Luís Marques Mendes, ex-líder do PSD, que teve a duração de, sensivelmente, 20 minutos e no qual teceu rasgados elogios, quer à região transmontana, quer às suas gentes, quer a Hernâni Dias.

“Sempre me habituei, há pelo menos 20 anos que aqui venho em várias ocasiões, a ter um enorme respeito, apreço, estima e admiração por esta cidade e por este concelho, pela sua cultura, pela sua história, pelo seu património, pela sua gastronomia, mas acima de tudo, para mim, o mais gratificante, pela sua gente. Pessoas sérias, simpáticas, hospitaleiras, os melhores portugueses de Portugal inteiro”, começou por enaltecer o, agora, comentador televisivo da atualidade no Jornal da Noite de domingo da SIC.

Aplaudindo algumas das conquistadas alcançadas por Hernâni Dias durante os seus primeiros quatro anos de mandato, Marques Mendes, que tomou a decisão de se afastar da vida política, continuou: “vim aqui também para dar o meu testemunho em relação ao vosso presidente da Câmara, ao nosso presidente da Câmara, e eu espero e tenho a certeza, o atual e futuro presidente da Câmara. De certeza absoluta”.

Após o discurso de uma das figuras mais históricas e influentes do PSD a nível nacional, teve lugar a última intervenção da noite e, também, a mais esperada, onde foram anunciadas algumas medidas do programa eleitoral de Hernâni Dias como, por exemplo, a ajuda na vacinação aos animais dos criadores de gado e um serviço de transportes públicos ao domicílio a funcionar nas aldeias a custo reduzido.  

 

"Vocês têm aqui em Bragança um dos melhores presidentes de Câmara, não do PSD, mas de Portugal inteiro”, frisou Marques Mendes

 

No final, em conversa com a comunicação social, o recandidato à Câmara Municipal de Bragança explicou algumas informações que tinha vindo a anunciar nos últimos tempos. “Há intenção de investimento de mais de 50 milhões de euros para a Zona Industrial das Cantarias”, revelou o atual presidente, garantindo, ainda, que estão a ser criados “45 novos lotes, o que pode permitir a instalação de 45 novas empresas se, efetivamente, cada uma delas ocupar um lote”. O que pode não ser bem o caso, de acordo com Hernâni Dias, até porque, “neste momento, temos uma empresa que está a requerer 25 mil metros quadrados para se instalar na zona industrial”.

Questionado sobre o número de empresas envolvidas neste investimento global de 50 milhões de euros, o candidato social-democrata que se propõe a orquestrar os destinos da capital nordestina durante quatro anos mais, naquele que será, caso ganhe, o seu segundo mandato, afirma não saber precisar “quantas empresas são”, asseverando, no entanto, que “são muitas as que manifestaram intenção de aquisição dos lotes e vontade de investir na zona industrial”.

E se certas empresas são locais, outras “são novas, algumas já estão constituídas e outras estão, neste momento, a tratar de projetos de fundos comunitários e pretendem fazer o seu investimento aqui em Bragança”, explicou Hernâni Dias, fundamentando a criação de centenas de empregos. “O que eu posso dizer é que só uma das empresas que se pretende instalar aqui, tem 75 postos de trabalho novos e há uma outra que só o plano de investimento que está definido anda na ordem dos 200”, sendo que “uma é da área das energias renováveis e outra é de águas”, noticiou o recandidato à câmara municipal brigantina.

A ampliação da Zona Industrial das Cantarias tem o seu términus previsto para junho de 2018. Apesar disso, o atual presidente mostra-se confiante que as obras possam ficar concluídas antes de esgotado o prazo.  “Neste momento, a obra está bem avançada e espero que consigamos que ela fique concluída antes dessa data, muito antes”, declarou aos jornalistas, momentos após o seu discurso e antes da comitiva social-democrata desfilar em caravana pelas principais artérias da cidade.

Quanto ao comício em si, Hernâni Dias crê que a sua candidatura “está devidamente suportada naquilo que é o apoio das pessoas e é isso que nos satisfaz, independentemente, de aqui virem ou não, sei que estarão a dar-nos o seu apoio no dia 1 de outubro”.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Um morto em acidente entre autocarro e carroça em Valpaços

Kevin Pucci conquista prata e João Morais conquistou bronze.