O Instituto de Conservação da Natureza (ICN) "chumbou", em parecer, a construção da barragem prevista no rio Sabor e aponta como única alternativa possível o Alto CÎa, revela quinta-feira o Diário de Notícias.

O documento elaborado pelo organismo que tutela as áreas protegidas e os sítios da Rede Natura classificados pela União Europeia no âmbito da avaliação do impacto ambiental do polémico projecto da EDP, datado de 15 de Abril, sustenta que o governo está impedido por leis comunitárias de autorizar a construção da barragem no Baixo Sabor, em Trás-os-Montes.

Como única alternativa, ainda que apresentando também impactes negativos, o ICN sugere então a construção de uma barragem no Alto CÎa, ainda que defenda que se deveria optar por não construir qualquer barragem.

O Diário de Notícias assinala que a solução do Alto CÎa é "menos apelativa em termos económicos para a EDP e contraria também a posição já assumida por José Eduardo Martins, secretário de Estado do Ambiente, que já defendeu a construção do empreendimento do Baixo Sabor" e deverá tomar a decisão final sobre este assunto até sexta-feira.

A Barragem do Baixo Sabor assumiu-se desde 1996 como a alternativa ao empreendimento de Foz CÎa, mas tem sido contestada por várias associações ambientalistas.



PARTILHAR:

Cemitério velho vai ser desocupado

Grau de satisfação dos utentes