Tuna Mista de Bragança trabalhou durante dois anos e sete meses na elaboração do novo álbum composto por 18 originais cuja estreia aconteceu este sábado à noite no teatro da capital do nordeste.

 

Rui Veloso, Luís Portugal, Adelaide Ferreira e António Marante foram, somente, alguns dos artistas nacionais que participaram no novo disco da RaussTuna, apresentado oficialmente este sábado, dia 12 de novembro, no Teatro Municipal de Bragança.

O espetáculo, que começou por volta das 21h30 e que terminou por volta da meia-noite, contou com a presença de dez dos 18 grupos e artistas que gravaram com a Tuna Mista de Bragança Entre eles, logo a abrir o concerto, os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, o Grupo de Cantares de Carrazeda de Ansiães, a Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto, Tozé Santos, Vanessa Martins, Carolina Franco e Rómulo Ferreira dos Lacre, o Grupo litúrgico Clave de Sol, a Associação Coral Brigantino Nossa Senhora das Graças e as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.

Assim, em cada um dos 18 temas originais deste segundo álbum da RaussTuna, houve a participação especial de algum grupo ou artista na gravação do álbum. “Optou-se por tentar imprimir uma dinâmica completamente diferente, até como forma de não saturar o público. Neste sentido, decidiu-se, não apenas gravar cada tema com um artista diferente, de quadrantes completamente distintos e com estilos musicais ímpares, mas também gravar um DVD que abrangeu a gravação completa de cada música”, revelou o diretor de projeto, Bruno Gonçalves.

“A gravação deste álbum surgiu em maio de 2014, com base em dois pressupostos: o primeiro está relacionado com a necessidade de se proceder à edição de alguns dos temas originais do álbum “Tunamente Mistos” lançado em 2013. O segundo pressuposto, está diretamente associado à necessidade de divulgar um conjunto de temas originais, que apesar de já existirem, ainda não tinham sido gravados”, sublinhou o responsável que, atualmente, lidera os 35 elementos que integram a tuna fundada a 29 de outubro de 2009.

Também o Magister da RaussTuna prestou declarações ao Diário de Trás-os-Montes, momentos antes do concerto ter início. “O sétimo aniversário vai culminar aqui com a apresentação do nosso CD/DVD que será, certamente, um dos maiores projetos ao nível de tunas apresentado em Portugal, em que vimos a trabalhar há quase três anos e no qual investimos muito do nosso tempo e do nosso dinheiro”, garantiu Miguel Pereira, reiterando que “quisemos aproveitar para festejar o aniversário e apresentar o novo álbum no mesmo dia este ano”.  

Após a apresentação do CD/DVD no teatro perante uma plateia entusiasmada que encheu com palmas as poucas cadeiras vazias, seguir-se-á a digressão de promoção e divulgação do respetivo álbum por todo o país, cujo término está previsto para o dia 4 de novembro de 2017.

Quanto a concertos, existem já algumas datas previstas que o diretor de projeto aproveita para anunciar. “Almada, Alfragide, Cascais e Oeiras a 24, 25 e 26 de novembro, estaremos, também, na zona de Braga e Guimarães, nas lojas FNAC e depois qualquer atuação será inserida na digressão daquilo que é o projeto Duetos”, adiantou Bruno Gonçalves.

Por 15 euros, o novo trabalho da Tuna Mista de Bragança poderá ser adquirido no Instituto Politécnico de Bragança ou em qualquer FNAC do país.

  


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Assassinada à facada no meio da rua pelo marido

Vila Real com hospital privado que vai custar 12,5 milhões de euros