A 9 de junho terá lugar o lançamento do Pólo da Bienal de Cerveira e no dia e no dia 10 será apresentado o projeto vencedor do Orçamento Participativo, “O Teatro e as Serras – Pólo de Criação da Serra de Bornes”.

 

A 36ª edição da Festa da Cereja de Alfândega da Fé será marcada por diversas atividades culturais a 8, 9 e 10 de junho. A autarquia irá aproveitar o maior evento do concelho para apresentar duas grandes iniciativas, uma relacionada com arte e outra com teatro, envolvendo o público e as associações locais em momentos de criatividade artística.

Trata-se, em primeiro lugar do lançamento do Pólo da Bienal de Cerveira em Alfândega da Fé que terá lugar no dia 9 de junho, pelas 15h30, e que conta com a presença da Fundação Bienal de Cerveira e de uma Delegação do Município de Vila Nova de Cerveira. A Bienal de Cerveira chega a Alfândega da Fé no dia 11 de agosto, assinalando os 40 anos de existência da mais antiga mostra cultural da Península Ibérica.

Durante os 3 dias da Festa da Cereja, a partir das 10 horas, irão ser realizadas várias Oficinas de Arte, orientadas por artistas ligados à Bienal. No dia 8 de junho a Oficina é acompanhada por Ricardo Campos. Já no dia 9, será a vez de os visitantes interagirem com Henrique do Vale, enquanto no dia 10 de junho, serão os artistas Cabral Pinto e Fernanda Santos os orientadores das Oficinas de Arte.

A cultura também irá estar em grande destaque, num dos principais eventos anuais da região. A criatividade e a arte chegam sob a forma de teatro, logo no dia 10 de junho, pelas 16 horas, com a apresentação do projeto vencedor do Orçamento Participativo de Portugal “O Teatro e as Serras – Pólo de Criação da Serra de Bornes”. Uma ideia que nasceu em Alfândega da Fé, mas que se estende a outras serranias da região norte. A iniciativa é promovida pela companhia Filandorra – Teatro do Nordeste e contará com a presença do diretor Regional da Cultura Norte, António da Ponte, e de autarcas dos municípios envolvidos nos restantes núcleos de teatro. Assim, será possível assistir a performances teatrais levadas a cabo pelo grupo de teatro de Alfândega da Fé- TAFÉ. As “Teatrices” irão andar pelo recinto da festa fazendo jus a este dia em que o teatro sai à rua.

 



PARTILHAR:

Comboio histórico regressa ao Douro no sábado

Livro “Nadir Afonso, o pintor de Cidades Geométricas”