O CIO e administrador da Sonae manifestou à vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes, a sua preocupação com a saída de jovens recursos humanos, em busca de trabalho.

Numa reunião com a vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes, o CIO da Sonae, Artur Loureiro, manifestou-se preocupado com a emigração de recursos humanos portugueses, por falta de trabalho. Para o administrador do grupo empresarial português é uma “uma geração que se perde”.

A comissária para a Agenda Digital, afirmou que o problema é, de facto, daqueles que merece maior atenção por parte da Comissão e inclusivamente do presidente da mesma, Durão Barroso.

Segundo um comunicado, da CIONET, a vice-presidente comprometeu-se a pedir-lhe para se dirigir à comunidade nacional de CIO aquando uma visita ao país tendo em vista aprofundar o assunto. Artur esteve presente como representante português no ‘European CIO of the Year’ na reunião para a qual foram convidados os finalistas da edição de 2013 do ‘European CIO of the Year’ da CIONET. O objetivo do encontro foi responder a uma questão da vice-presidente da Comissão Europeia: “Que fariam vocês se estivessem no meu lugar?”.

De acordo com um comunicado, foram debatidos uma série de tópicos como o estado da Grande Coligação e da Agenda Digital. “Os CIO comentaram que apenas quando tomaram conhecimento do conteúdo da Agenda Digital, esta foi vista como algo relevante, fazendo uma chamada de atenção para a Comissão. Para explicar às organizações e aos seus CIO o que a Agenda Digital representa é necessário ainda muito esforço”, diz o documento.

Outros dos tópicos abordados na reunião foi o Mercado Único Digital, a cloud computing e o licenciamento de software. Neelie Kroes pediu ainda a colaboração da CIONET no desenvolvimento da estratégia europeia para a cloud computing e de um programa de eLeadership. “A visita a Bruxelas veio provar que o CIO tem um papel cada vez mais fundamental ao nível das organizações e instituições e que estes devem ser envolvidos na tomada de decisões, inclusivamente as políticas”, diz o comunicado da organização de CIO



PARTILHAR:

Fogo na Campeã

Doutoramento «inédito»