"Cada um de vós dirá se é muito ou pouco", escreveu Ascenso Simões

O socialista Ascenso Simões publicou no Facebook, esta segunda-feira, os seus recibos de vencimento enquanto deputado na Assembleia da República, relativos ao mês de abril deste ano. Na mesma publicação apresenta dois documentos: um relativo ao seu vencimento e outro a despesas de transporte.

"Estes foram os meus recibos relativos a Abril. Estou disponível para explicar cada uma das parcelas. Cada um de vós dirá se é muito ou pouco. Quando aceitei a função já sabia quais eram as regras", escreveu o deputado eleito por Vila Real.

Assim, Ascenso Simões apresenta um ordenado ilíquido de 3.624,41 euros, mais 1.591,37 euros de ajudas de custo e 370,32 euros relativos a exclusividade, que aparecem, segundo o próprio, "erradamente" indicados "como despesas de representação".

A publicação surge depois de o Jornal de Notícias ter noticiado, esta segunda-feira, que os deputados da Assembleia da República, com os apoios e subsídios estatais, quase que duplicam o salário. Segundo o mesmo jornal, este ano, a Assembleia da República já somou 1.206.140, 86 euros em despesas de deslocações dos deputados. Em 2017, o valor chegou aos 3.221.092, 76 euros.

O tema surge também depois da polémica, divulgada pelo Expresso, dos deputados da Madeira e Açores que somaram à compensação fixa paga pelo Parlamento para deslocações às ilhas um subsídio social de mobilidade. Esta situação já levou, inclusivamente, à renuncia de um deputado do Bloco de Esquerda, Paulino Ascenção.

Numa nota enviada à comunicação social, disse que "esta foi uma prática incorreta" e que, por isso, apresenta o seu "pedido desculpa".

::::::::::::::::::::::::::::::::::::
app-facebook
ascenso luís simões . mp socialist party
há 6 horas
Remunerações dos deputados |
Estes foram os meus recibos relativos a Abril.
Estou disponível para explicar cada uma das parcelas.
Cada um de vós dirá se é muito ou pouco. Quando aceitei a função já sabia quais eram as regras.

Recibo 1
Vencimento ilíquido 3.624,41 euros
Ajudas de custo | 69,19 euros\dia em 23 dias (alimentação e alojamento em Lisboa) - 1.591,37 euros
Exclusividade (erradamente indicado como despesas de representação) 370,32 euros
Recibo 2
Deslocações no país em trabalho parlamentar (combustível, portagens, desgaste de viatura, alojamento, alimentação) - 376,32 euros
Deslocações da residência e regresso ( combustível, portagens, desgaste de viatura - 400km) 5 semanas - 1.371,60 euros
Deslocações no distrito ( deslocações e refeições em 5 semanas/média) - 172,80 euros/mês



PARTILHAR:

Festival Literário Douro recebe 28 escritores entre 3 e 5 de maio

"Requalificar a vila do Pinhão é um investimento de interesse regional"