Os Planos de Pormenor do Parque Corgo, das Tourinhas e da Antiga Zona Industrial foram aprovados na última Assembleia Municipal, realizada na passada sexta-feira, sem qualquer discussão. Em apenas uma hora, os Planos de Pormenor foram apresentados pelos técnicos e aprovados pelos deputados.

No entanto, se a votação do Plano de Pormenor do Parque Corgo foi unânime, os outros dois documentos contaram com a oposição do PS. Segundo o deputado socialista Ascenso Simões, o Plano de Pormenor da Antiga Zona Industrial é \"um grande projecto imobiliário\", porque \"toca a exploração do solo em circunstâncias próximas da especulação, onde se irão construir 54.074 m2 de área para habitação e comércio\".

Os socialistas acreditam que este Plano \"não cumpre a sua obrigação de introduzir uma política de valorização e requalificação dos 71 lotes que, existindo já no território do Plano de Pormenor, não tem prevista qualquer intervenção\". Em cerca de 9.200 m2 de espaços verdes previstos para aquela área, acusa o PS, \"cerca de 80 por cento não é libertada pela intervenção que se irá desenvolver, resulta sim da integração do Jardim da Estação, do Parque Infantil e Polivalente, que já existem há muitos anos\". O PS diz também que serão implantados apenas 700 m2 de área verde junto à futura biblioteca e à Ribeira de Tourinhas.

Ascenso Simões sublinhou ainda que o facto de a Antiga Zona Industrial ser simultaneamente Reserva Ecológica e Domínio Público Hídrico \"torna discutível a legalidade das propostas de intervenção\".

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Manuel Martins, acusa o PS de \"falta de coerência\". \"Nesta Assembleia os socialistas recusaram o que no passado aceitaram\", justificou o autarca, acrescentando que em 2000, quando foi levado a votação o pré-plano para a Antiga Zona Industrial, e \"a argumentação era exactamente a mesma\", este foi aprovado com os votos do PS. Manuel Martins afirmou também que na altura foi recomendada a diminuição da zona de construção e o aumento do parqueamento, o que \"foi feito\" neste Plano de Pormenor reformulado.

Após a aprovação destes três Planos de Pormenor, tendo outro sido aprovado anteriormente, falta apenas passar pela Assembleia Municipal o Plano de Pormenor do Centro Histórico. Segundo o presidente da Câmara, as obras no âmbito do Programa Polis levam um atraso de quatro a seis meses, o que \"não o preocupa\". \"Eu quero é que as coisas se façam bem feitas\", salientou o autarca.



PARTILHAR:

Contando histórias do tempo passado

Susana Vasconcelos