Acordo de Cooperação para a Requalificação e Modernização das instalações da Escola Secundária de Mirandela assinado entre o edil António Branco e a secretária de estado adjunta da educação.  

 

O Presidente da Câmara Municipal de Mirandela esteve em Mondim de Basto a 27 de setembro para a assinatura do Acordo de Cooperação para a Requalificação e Modernização das Instalações da Escola Secundária de Mirandela.

Este compromisso, celebrado entre António Branco e a atual secretária de Estado Adjunta da Educação, Alexandra Leitão, prevê que, para além da realização das obras, a autarquia mirandelense suportará 50 por cento (%) da contrapartida pública nacional da empreitada, correspondente a 179 mil euros, enquanto o Ministério da Educação assumirá a outra metade, sendo que quase 2 milhões e meio serão financiados por fundos comunitários.

A iniciativa de requalificação da Escola Secundária surgiu, de acordo com o município, “em virtude da inadmissível inércia e adiamento sucessivo das obras por parte do Estado”, referindo-se ao Ministério da Educação, quer através da Parque Escolar, quer através de qualquer outra entidade pública.

No final da primeira quinzena de setembro, o edil também marcou presença no Agrupamento de Escolas de Mirandela, onde apresentou o plano de intervenção no parque escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico de Mirandela. Nas suas declarações, António Branco defendeu a requalificação das Escolas Básicas Nº3 e Nº5 com o alargamento das salas de aula, e da implementação de salas de educação plástica e salas adaptadas ou de apoio. 

O objetivo da Câmara Municipal de Mirandela passa por lançar, antes mesmo do final do ano, o concurso para as obras de reabilitação da Escola Secundária.

“Queremos garantir uma solução séria para o ensino no concelho, bem como afirmar a urgência na realização das obras de requalificação, assegurando, assim, este pilar fundamental do Estado Social que é a educação”, assevera o município.

 

Notícia: Pedro Ferreirinha

Fotografia: António Pereira

 



PARTILHAR:

Diocese vai homenagear bispo emérito D. António José Rafael

Prazo alargado para a regularização de atividades económicas