As seis empresas que, ilegalmente, se dedicam há anos à lavagem e manufacturação de areia nas margens do rio Tâmega, em Chaves, e têm aí instalados os seus estaleiros, vão ser obrigadas a deixar o local até ao final do ano. E a procurar outro local "compatível" com as suas actividades. A garantia foi deixada pelo director da Direcção Regional do Ambiente, no Porto, em declarações à RTP Bragança. Arnaldo Machado garantiu ainda que se as referidas empresas não cumprirem o prazo que lhes foi dado para cessar a actividade, o Ministério do Ambiente, em colaboração com a Câmara de Chaves, irá proceder à remoção de todos os equipamentos lá instalados. "Se eles não fizerem o trabalho, vamos ter que ser nós a fazê-lo", frisou aquele responsável.

Além de terem de abandonar o local, onde muitas indústrias já laboram há mais de 20 anos, os proprietários vão ser obrigadas a deixar o lugar conforme o encontraram quando para lá foram.

A ilegalidade dos areais resulta do facto de estarem localizados em terrenos de Reserva Ecológica Nacional (REN). Mas também deriva do facto de estarem em situação ilícita de utilização do domínio hídrico e de não possuírem licença para fazer descargas para o rio.

Ao que Arnaldo Machado informou também, as empresas em causa já foram todas inspeccionadas e notificadas. E de momento, acrescentou, está a decorrer o período para que os empresários justifiquem porque não cumpriram com as obrigações a que estavam sujeitos, ou seja, cessar a actividade.

O DTOM recorda que os estaleiros em causa foram surpreendidos, no início do passado mês de Junho, por dois inspectores do Ministério do Ambiente que, segundo afirmaram nesse mesmo dia, se encontravam ali para proceder à caracterização da actividade da Veiga. E, poucos dias antes, a propósito de uma visita ao concelho de Boticas, o Ministro do Ambiente, José Sócrates, prometera ao presidente da Câmara Municipal de Chaves, Altamiro Claro, que considera a situação da Veiga um dos "cancros" do concelho, desencadear uma acção de fiscalização "intensiva" para "acabar de uma vez por todas com as ilegalidades naquele lugar".



PARTILHAR:

Doenças dizimam castanhas

Livro de culinária portuguesa lançado pela Baker Books