A Câmara de Bragança lançou, na terça-feira, uma sondagem nas redes sociais para mudar a data da tradicional Feira das Cantarinhas, também conhecida como a Feira do 03 de maio, para o primeiro fim de semana do mês.

“Mas quem se lembrou desta ideia?” é um dos comentários ao anúncio da autarquia, entre os quais há quem sugira ironicamente que se mude tudo, inclusive o Natal, mas também quem defenda a alteração para o fim de semana por haver maior disponibilidade por parte de eventuais visitantes.

A secular Feira das Cantarinhas decorre anualmente entre 01 e 03 de maio e é o mais antigo certame de Bragança, motivo de atração à cidade pelas típicas cântaras de barro e para os agricultores comprarem o renovo para semearem as novas colheitas.

A Câmara de Bragança publicou, na terça-feira, na página oficial da Internet e na rede social Facebook uma nota em que se dirige ao “senhor munícipe” a perguntar-lhe a opinião: “se, em vez de se realizar nos dias 01, 02 e 03 de maio, passe a realizar-se sempre no primeiro fim de semana de maio (sexta, sábado e domingo)?”

Num breve texto explicativo, é indicado que “o município de Bragança e a ACISB (Associação Comercial) pretendem dinamizar e potenciar a realização da Feira das Cantarinhas, que se realiza nos dias 01, 02 e 03 de maio, independentemente do dia de semana correspondente”.

Refere a nota municipal que a ideia é tornar a feira “mais atrativa e capaz de uma maior dinamização do comércio”.

Alega ainda a autarquia que “tem-se verificado que sempre que se realiza durante a semana (segunda a quinta-feira), o número de visitantes e munícipes que visita a Feira das Cantarinhas é menor do que quando se realiza de sexta a domingo”.

Nesse sentido, pergunta se em vez da data de sempre, o evento deve passar a realizar-se no primeiro fim de semana de maio.

Na página oficial do município na Internet, até às 10:00 de hoje, ganhava a proposta de mudança da data com o “sim” a obter 66,8% dos votos e o “Não” 33,3%.

Na página do município na rede social Facebook, há reações de “tristeza”, “fúria”, mas ganham claramente os “gostos” com os comentários a argumentarem em todos os sentidos.

“Quem se lembrou desta ideia?”, é a pergunta de Maria Amelia Gonçalves, enquanto outros como Paulo Gonçalves defendem que “mais importante que alterar os dias em que o evento se realiza seria a reestruturação do mesmo, há muitos anos que nada de novo oferece”.

Há quem concorde com alteração para o primeiro fim de semana de maio, como Carla Fernandes, para quem “além de facilitar a quem trabalha é também uma forma de dar a conhecer a nossa tradição, principalmente ao país vizinho que todos os fins de semana nos visitam”.

Os defensores da tradição, como Yolanda Pereira, argumentam que “se deve manter” nos dias 01, 02 e 03 de maio e alerta que “é por estas e por outras que este país está a ficar sem tradições nenhumas”.

Entre os comentários sobressaem os que contrariam a lógica da polémica com o humor, como Maria João Maia que sugere: “vamos mudar o Natal para o último fim de semana de Dezembro, dá mais jeito e já agora o Carnaval calhar a uma terça feira também é uma tradição muito fraca, devíamos mudar para a véspera de fim de semana!”.



PARTILHAR:

Mirandela reduz IMI e devolve um por cento do IRS

Rui Santos reage com surpresa e preocupação a fecho de loja dos CTT