Uma escultura em granito da autoria do alemão Volker Schnuttgen, lembrando a importância que teve o caminho-de-ferro para o concelho de Vila Pouca de Aguiar, será colocada num espaço contíguo à antiga estação ferroviária da vila.

Este monumento tem três elementos dois blocos de granito, - um que pesa oito toneladas e outro de oitocentos quilos - e alguns metros de carris retirados da antiga via-férrea do Corgo.

\"A obra de arte demorou cerca de duas semanas a ser concluída e foi a primeira vez que trabalhei esta temática\" disse, ao Jornal de Notícias, o escultor germânico. O granito utilizado na construção deste monumento é amarelo e foi extraído das pedreiras de Pedras Salgadas.

Para a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, entidade promotora da iniciativa, esta escultura surge para \"memorizar no tempo a importância do caminho-de-ferro no desenvolvimento e projecção da região e do concelho\", referiu Domingos Dias. O autarca lembra que foi a linha do Corgo que \"proporcionou o contacto com o resto do país e projectou o concelho como destino do turismo termal e natural\".

A escultura terá uma componente lúdica. Pretende proporcionar visitas escolares de estudo ao novo exemplo de arte urbana num espaço público.

A ideia desta evocação, nasceu aquando da realização do Simpósio do Granito, SINGRA 2006, que além desta obra, promoveu a concepção de mais duas esculturas em granito, denominadas \"O Emigrante\", esta entretanto colocada na rotunda de Sabrosa, e \"O Agricultor\", instalada no local da Feira de Gado de Vila Pouca de Aguiar.



PARTILHAR:

Á espera de nova esquadra

«Centralidade às regiões fronteiriças»