Até ao Verão do próximo ano deverá estar concluído um dos maiores empreendimentos turísticos das Arribas do Douro 297 camas. O aldeamento de Salto de Saucelle situa-se em território espanhol, junto a um aproveitamento hidroeléctrico, na zona de fronteira com o concelho português de Freixo de Espada à Cinta.

Entre os investidores privados espanhóis e a empresa de capital de risco da Junta de Castilha e Leão, está Carlos Panta, 39 anos, natural de Figueira de Castelo Rodrigo, director-geral do empreendimento. Este responsável contabiliza em \"mais de sete milhões de euros\" o investimento.

O aldeamento turístico resulta do aproveitamento de uma aldeia que a empresa eléctrica Iberdrola edificou há 50 anos para os trabalhadores da barragem de Saucelle, construída em pelo troço internacional do rio Douro. Em tempos viveram ali 180 pessoas. Actualmente restam 30 funcionários que se deslocam todos os dias.

O local possui 38 vivendas, um hotel, uma hospedaria, uma igreja, piscinas e escola. No processo de remodelação, esta última será transformada numa creche para acolher crianças, enquanto os pais desfrutam das actividades propostas pelo complexo.

Carlos Panta assume que o aldeamento é dirigido a um turismo diversificado, mas \"o mercado espanhol e do Norte da Europa, bem como os milhares que sobem o rio Douro em barco desde o Porto\" são os principais alvos. Entende que sai reforçada a capacidade hoteleira da região, apontada como uma das grandes lacunas na altura de manter turistas por vários dias no Douro Superior e na zona das Arribas.

O empresário realça a \"importância fulcral\" que teria a reabertura para fins turísticos da linha ferroviária do Douro, entre o Pocinho e Barca de Alva, e a sua continuidade até La Fuente de San Esteban, próximo de Salamanca. \"Abrir-nos-ia oportunidades enormes\", reforça, dada a proximidade do aldeamento ao Alto Douro Vinhateiro e ao Parque Arqueológico do Vale do CÎa, ambas zonas com estatuto de Património Mundial. A previsão é que, a partir de 2010, a afluência ao aldeamento possa ser de 40 mil pessoas por ano.



PARTILHAR:

Áreas protegidas?

Santa Comba da Vilariça