Na passada semana, a presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé apresentou a segunda edição de um livro lançado em 1997 e há muito esgotado, “O Saber Médico do Povo”, enquanto o historiador lançou “Apenas Madrugada”.

 

Foi na passada quarta-feira, dia 14 de novembro, que a presidente da Câmara Municipal, Berta Nunes, e Francisco José Lopes, historiador de Alfândega da Fé, apresentaram os seus livros no Auditório da Biblioteca Municipal em Alfândega da Fé. Embora de género diferentes, “O Saber Médico do Povo” e “Apenas Madrugada” têm em comum o facto de serem publicações da editora “Lema D’Origem”.

Médica de profissão e atual presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes lança, assim, uma nova edição do seu livro “O Saber Médico do Povo”. Trata-se de um ensaio de antropologia médica, desenvolvido através de um trabalho de campo realizado na aldeia de Vales, em Alfândega da Fé. A primeira edição foi lançada em 1997 e o livro há muito tempo que se encontrava esgotado, pelo que se impunha esta segunda edição.

Do ponto de vista da ciência médica, os pressupostos da abordagem efetuada continuam válidos, o trabalho de campo realizado constitui hoje uma importante memória da comunidade de Vales e os mais jovens desconheciam este livro por não terem acesso a ele.

Já Francisco José Lopes, professor e historiador natural de Alfândega da Fé, para além de se dedicar à investigação histórica do concelho e ao seu registo, tem pela poesia um gosto especial. “Apenas Madrugada” é o quinto livro de poesia do autor que, como referido no prefácio deste livro “é indelevelmente marcada pela sua biografia, pois poesia e existência são quase sinónimos para alguém que escreve poemas e reflete sobre o quotidiano”. Uma vida dedicada à escrita de diversos géneros que, sob a forma de poesia, é apresentada nesta obra “Apenas Madrugada”.

“O Saber Médico do Povo” foi apresentado por António Sá Gué, que assinou a nota editorial, enquanto Francisco José Lopes assinou a nota da segunda edição do livro de Berta Nunes, seguindo-se a intervenção da autora. “Apenas Madrugada” foi apresentado pelo prefaciador, Norberto Machado da Veiga, tendo incluído a leitura de poemas por Lara Sebastião Lopes e pelo autor do livro.

 



PARTILHAR:

Alto Tâmega vai criar centro de investigação em torno da água

Funeral da família encontrada morta marcado para terça-feira