A Câmara Municipal de Miranda do Douro e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) assinaram no passado dia 27 um protocolo visando o estudo histórico e linguístico da biblioteca de António Maria Mourinho, historiador mirandês desaparecido há seis anos, um espólio de "inestimável valor histórico, linguístico, literário e etnológico da identidade mirandesa", na descrição de Manuel Rodrigo, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Os livros em causa estão encaixotados há cerca de quatro anos, desconhecendo o autarca o conteúdo das cerca de 80 caixas de cartão ao cuidado da Câmara desde o anterior mandato, e que não haviam ainda sido abertas para que o seu levantamento pudesse ser acompanhado por especialistas, como vai acontecer agora.

O autarca mirandês está convencido de que o espólio "vai surpreender", pela qualidade que se lhe adivinha, calculando tratar-se de obras não só ligadas às terras de Miranda - "porque foi um estudioso", ressalva - mas também de carácter mais geral.

Na primeira caixa, aberta simbolicamente no dia da assinatura do protocolo, foram encontrados livros religiosos, outros relacionados com o património cultural mirandês, e também alguns livros espanhóis, segundo testemunhou Manuel Rodrigo.

A partir daqui, o objectivo é dar a conhecer o património de António Maria Mourinho "não só a investigadores", frisa Manuel Rodrigo, mas também "a todo o público que queira contactar com esta riqueza cultural deixada por esse grande homem".

José Manuel Torres Pereira, reitor da UTAD, explicou aos jornalistas que, nesta primeira fase, duas técnicas da UTAD irão inventariar o que existe dentro das caixas.

Torres Pereira considera ser importante que se faça este tipo de levantamentos, "não só, no caso específico, pelo património do Dr. Mourinho, mas também por toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro", acrescentando que "o desenvolvimento não é apenas o que se designa como infra-estruturas, mas é também o conhecimento que temos de nós mesmos e podermos mostrar a, quem nos visita, o que temos, que é muito, mas que, infelizmente, não tem sido tratado devidamente".

O reitor da universidade transmontana regista, ainda, a intenção de vir a recorrer à Internet, se tiver o assentimento da Câmara Municipal, para a divulgação de todo este acervo de documentação ou a que for mais pertinente, "para facilitar, a nível global, o acesso a este património", justifica.

Os livros foram doados pelo próprio António Maria Mourinho, figura ilustre das terras de Miranda, à autarquia. O seu restante património cultural, de que constam medalhas e insígnias, ainda na posse da sua esposa, irão para a Biblioteca Municipal de Miranda do Douro, que em breve deverá ser inaugurada, e onde também ficará depositada a biblioteca do estudioso.



PARTILHAR:

Relatório da DGT detecta falhas

Máscaras transmontanas em Paris