Foi uma discussão entre dois beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), após um jantar de vindimas, que acabou em crime. António Lourenço, de 42 anos, está internado em perigo de vida no Hospital de Santo António, Porto, depois de no sábado ao fim da tarde ter sido agredido com um machado pelas costas pelo vizinho Diamantino Ribeiro, de 46 anos.

Tudo se passou após um jantar de fim de vindima que tradicionalmente Joaquim Rodrigues oferece aos vizinhos de Saudel, Sabrosa, distrito de Vila Real. \"Depois da vindima terminada, como é tradição, convidei os vizinhos para jantar, mas nunca pensei que acabasse em tragédia. O António Lourenço é uma pessoa que normalmente toma as refeições em minha casa, pois tem dificuldades de locomoção e não pode trabalhar. O Diamantino veio apenas para o jantar de vindima\", explicou ao DN.

A discussão entre os vizinhos resultou depois de terem tomado alguns copos de vinho, e zangas antigas, por motivos passionais, levaram a que ambos discutissem após o que Diamantino Augusto se ausentou do local. Ambos são beneficiários do RSI e a discussão também versou sobre quem merecia mais.

\"Voltou meia hora depois, com um machado enorme de cortar toros, e sem que ninguém contasse agrediu na nuca e na coluna o António Lourenço\", relatou ao DN a única testemunha do incidente, Alberto Augusto. O agressor fugiu, tendo sido capturado depois pela GNR de Sabrosa.

Os primeiros socorros foram prestados por uma enfermeira da localidade que accionou a VMER que transportou o ferido para o Hospital de Vila Real. Posteriormente e devido à gravidade dos ferimentos foi transferido para o Hospital de Santo António no Porto, onde está em situação crítica.

O agressor, apesar de ter a profissão de carpinteiro, está há três anos a receber o RSI, vive só, pois a mulher abandonou-o com os três filhos devido a maus tratos. Na localidade todos apontam o indivíduo como um \"bicho do mato\".

Foi presente ao Tribunal Judicial de Sabrosa que, após receber o relatório do hospital em que se afirma que António Lourenço corre perigo de vida, decretou a prisão preventiva.



PARTILHAR:

«Ficamos todos muito chocados»

A concorrência é grande