O Bloco de Esquerda (BE) reúne hoje e no sábado os seus deputados para jornadas parlamentares em Trás-os-Montes, centradas no combate à interioridade e na defesa dos serviços públicos.

Vila Real e Bragança, onde passará o BE, "são dois dos distritos mais afetados pela interioridade", sinalizou aos jornalistas a deputada e vice-presidente da bancada bloquista Mariana Mortágua.

"Temos um longo programa, com muitas visitas, em que o grupo parlamentar se irá dividir por áreas", acrescentou ainda, dando a menor facilidade de acesso a "saúde, educação e transportes" como alguns dos problemas dos cidadãos da região.

A manhã de hoje, primeiro dia das jornadas, arranca com uma viagem de comboio - com todos os deputados - entre a Régua (distrito de Vila Real) passando por Pinhão e até à estação ferroviária de Foz Tua (distrito de Bragança).

O intuito da viagem, adianta o BE, passa por "alertar para a necessidade de eletrificação da Linha do Norte, para a degradação do serviço e para a desadequação da oferta face às necessidades da população" local.

Na estação de Foz Tua, pelas 12:00, a coordenadora do partido, Catarina Martins, dá uma conferência de imprensa de abertura dos trabalhos.

De tarde, os parlamentares bloquistas dividem-se em visitas por Mirandela, Alfândega da Fé e Vila Real, com a coordenadora e o líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, a integrarem uma delegação que vai à Unidade Local de Saúde do Nordeste, que integra o Hospital de Bragança, "para avaliar dos problemas crónicos que resultam da falta de profissionais e da interioridade".

O BE promove depois um jantar distrital em Vila Real com uma intervenção política de Catarina Martins.

No sábado, haverá mais visitas dos deputados no distrito de Vila Real e um encontro entre os 19 deputados do BE, antes de decorrer a sessão de encerramento das jornadas.

Pedro Filipe Soares, líder da bancada bloquista, apresentará iniciativas legislativas no final dos dois dias de trabalho, foi já revelado pelo BE.

As jornadas têm a particularidade de acontecer numa altura em que o Orçamento se prepara para ser discutido e votado na generalidade - 03 e 04 de novembro -, tendo já Catarina Martins anunciado o voto favorável dos bloquistas na generalidade à proposta de OE.

"O BE cumpre os seus compromissos e este OE, objetivamente, aumenta rendimentos do trabalho, cumpre o compromisso de não precarizar e privatizar mais, de não aumentar os bens essenciais. No deve e no haver, em 2017, quem vive do trabalho será mais respeitado e, por isso, o BE vai votar a favor na generalidade", afirmou já a coordenadora do partido.

Depois, dar-se-á o período de discussão na especialidade, com possíveis alterações ao documento, e votação final global do texto está marcada para 29 de novembro.

As últimas jornadas do BE realizaram-se em maio no Alentejo.
Lusa



PARTILHAR:

Bragança “já é” a Capital da Castanha

Encontradas ossadas "humanas"