Presidentes das Associações Humanitários de Bombeiros Voluntários do concelho de Bragança reconhecem que a verba de 212 mil euros e os restantes apoios protocolados com o município são fundamentais.  

 

A autarquia brigantina e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Bragança e Izeda celebraram protocolos na Sala de Reuniões do município esta quarta-feira, dia 5 de abril, que visam dotar as associações de meios financeiros para fazerem face às despesas anuais, para além de outros apoios.  

Nos dois acordos assinados pelas 9h45 ficou estabelecido que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bragança (AHBVB) irá receber 167 mil euros, enquanto a sua congénere de Izeda irá, por sua vez, auferir um montante de 45 mil euros.

“É uma boa verba! Estamos a falar de 9 a 10 por cento do nosso orçamento, para além de que a autarquia ainda colabora muito com os bombeiros na parte dos seguros e temos outros protocolos, por isso este é um valor que não se fica por aqui”, adiantou o presidente da direção da AHBVB, Rui Correia, garantindo que “parte deste valor será para pagar vencimentos”.

Já o responsável da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Izeda frisou que sem o montante entregue pelo município brigantino a situação seria insustentável. “Se não fosse a verba da autarquia, a associação fechava as portas”, asseverou João Lima, para quem as verbas provenientes, “quer do município, quer do governo central, são sempre poucas”, apontando para as dificuldades que tem na gerência da casa a que preside.  

De acordo com o edil brigantino, o valor disponibilizado é praticamente idêntico ao do ano transato, sendo um pouco superior a verba disponibilizada à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bragança. “O valor protocolado de 212 mil euros foi distribuído pelas Associações de Bombeiros de Bragança e de Izeda de forma diferente, obviamente, até porque o trabalho que cada uma desenvolve, também, é diferente”, começou por declarar à comunicação social Hernâni Dias, reconhecendo, sempre, “a importância que os bombeiros desempenham no município”.

Existe “uma especificidade que tem em conta a ajuda que concedem no trabalho desenvolvido na ligação aérea, garantindo a sua segurança” e “isso obriga-nos a despender uma verba mais avultada a Bragança relativamente a Izeda”, justificou o autarca, acrescentando que “para além deste apoio protocolado, o município de Bragança não se furtará a qualquer outro tipo de colaboração com os bombeiros voluntários que venha a ser necessária”. Nomeadamente, em termos logísticos ou na organização de iniciativas ou, ainda, de pequenas ajudas pontuais.

O presidente da Câmara Municipal de Bragança adiantou, também, a pretensão de constituir uma equipe de intervenção permanente em Izeda, assumindo essa questão como “uma prioridade”. “Estamos à espera de assinar o protocolo para podermos transferir a verba respetiva”, garantiu Hernâni Dias, reiterando o apreço aos bombeiros por todo o trabalho desenvolvido, não só “ao nível da proteção civil” como, também, pelo papel que desempenham “a nível social”. “Esta componente de voluntariado subjacente às Associações Humanitárias dos Bombeiros é reconhecida, atualmente, como fundamental na sociedade em que vivemos”, concluiu o edil brigantino.

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Chamas provocam mais de 110 mil euros de prejuízo em Bragança

Idoso detido por tráfico de armas em Mogadouro