Seis escolas fechadas e circulação condicionada valeram o cenário idílico vivido esta manhã por terras do nordeste, onde o primeiro nevão de 2018 revestiu Bragança de uma beleza de cortar a respiração.

 

O primeiro nevão de 2018 aconteceu esta manhã de terça-feira, dia 9 de fevereiro. Bragança acordou, para surpresa de muitos, revestida por um manto branco como já não se via há, pelo menos, quatro anos. A neve começou a cair logo ao início da manhã, de forma intensa o que obrigou ao encerramento de alguns, poucos, estabelecimentos de ensino como em Izeda, Parada, Salsas, Santa Comba de Rossas, Quintanilha e Gimonde, que não abriram por falta de professores e auxiliares. Já as restantes escolas do concelho nordestino abriram, tendo grande parte do transporte escolar sido efetuada com normalidade.

Para além de ter condicionado a circulação em várias estradas da região e o acesso a algumas aldeias, a neve impediu o transporte de alguns alunos para as respetivas escolas e levou ao corte temporário da Autoestrada Transmontana, mais conhecida por A4, num troço próximo de Bragança, onde tiveram lugar diversos despistes de veículos e um acidente sem gravidade.

Equipas do Serviço de Proteção Civil Municipal, no total de 24 pessoas, foram para o terreno a realizar trabalhos de prevenção e de limpeza das vias no meio urbano. “Temos dois limpa-neves no terreno, quatro viaturas todo-o-terreno e 24 pessoas a espalhar sal onde é necessário, no sentido de limparmos algumas vias que têm tido algum constrangimento”, informou o presidente da Câmara Municipal de Bragança, em declarações à SIC. Já ao início da tarde, as equipas foram deslocadas para o meio rural, mantendo os mesmos meios com que atuaram de manhã no terreno. E como o acesso à Serra da Nogueira ficou intransitável, “não houve a possibilidade dos autocarros transportarem as crianças para a escola e essa foi uma das poucas zonas onde isso aconteceu”, garantiu Hernâni Dias ao jornalista da estação televisiva.

Segundo informação oficial da GNR, veiculada em comunicado enviado às redações pelo município brigantino, que recomenda a condutores e a peões, uma atitude preventiva e defensiva, não há estradas municipais cortadas ao trânsito, verificando-se, no entanto, o condicionamento em algumas vias.

 

O primeiro nevão do ano tomou de assalto o nordeste transmontano, tendo provocado somente constrangimentos menores.

 

Numa segunda nota de atualização enviada pelo município, que faz o ponto de situação no que às condições atmosféricas adversas diz respeito, na sequência da queda de neve, o executivo confirma que, na área urbana, todas as vias estão transitáveis. Contudo, há zonas cuja acentuada inclinação, exigem que os condutores circulem com redobrada precaução.

No meio rural, foi intervencionada a Estrada Municipal de acesso à aldeia de Fontes de Transbaceiro e ao início da tarde, começaram a ser limpas as Estradas Municipais de acesso às aldeias de Montesinho e de Alimonde, bem como a via que liga Mós-Valverde.

De salientar, ainda, que no Aeródromo Municipal, foi efetuada a limpeza, garantindo a circulação normal dos meios aéreos.

De acordo com o Instituto Português de Mar e da Atmosfera (IPMA), Bragança e Vila Real são dois dos cinco distritos sob aviso amarelo devido à queda de neve, num alerta que dura até às 18 horas. A neve faz uma pausa esta noite, mas voltará, segundo a mesma fonte, a cair com intensidade já a partir das 9 horas de amanhã.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Recuperação de material furtado em Mirandela

Seis escolas fechadas em Bragança devido à neve