Festival da Lombada e Water Slide a 28 e 29 de julho, a festa Verão Bragança a 4 de agosto e Verão na Praça com dezenas de concertos, entre 25 de julho e 10 de agosto, a levarem música e movimento de volta ao centro.

 

Bragança cidade e Bragança concelho viverá ao longo do próximo mês um autêntico banquete dos sentidos. Isto porque terão lugar diversas iniciativas que irão e bem misturar o passado, a tradição, com o presente numa perspetiva de futuro. Mas comecemos pelo princípio.

De 27 a 29 de julho, terá lugar em Palácios o Festival de Música e Tradição – Lombada. Na sua comemoração de duas décadas de existência, o certame contará com um vasto programa dedicado à música tradicional, em associação com artes agrícolas de outros tempos, nomeadamente, o ciclo do pão. Assim, ao longo destes três dias, a aldeia brigantina será palco de várias atividades, tais como concertos, refeições comunitárias, workshops,  demonstrações de atividades agrícolas realizadas antigamente, entre outras.

E porque estamos em pleno verão, Bragança irá acolher também já este fim-de semana, a 28 e 29 de julho, o Water Slide Festival. Considerado o maior escorrega de água de toda a Europa, este evento de cariz singular acontecerá como é hábito na Avenida das Forças Armadas, das 10h30 às 13 horas e das 14h30 às 18h30, trazendo consigo duas pistas de 500 metros para transformar a cidade num verdadeiro parque aquático. Haverá, ainda, uma piscina para adultos, duas mais pequenas para os miúdos e vários insufláveis, num evento com entrada gratuita que promete, de acordo com a organização, “despertar a adrenalina e a alegria de todos”.

Outra das iniciativas a destacar é o Verão na Praça, que começou, apenas, esta quarta, dia 25 de julho, prolongando-se até ao dia 10 de agosto. Serão dezenas de concertos de artistas, sobretudo, da região, a tomarem de assalto o centro histórico de Bragança. Organizado pelo município, este evento tem como objetivo primeiro dinamizar o movimento noturno, de forma a incentivar o regresso das pessoas ao coração da cidade. O edil brigantino defende que assim, os munícipes e os visitantes poderão “usufruir do centro da cidade de uma forma diferente, dentro daquilo que é, obviamente, o espírito de promoção da zona histórica e da própria marca Bragança”. “Através desta iniciativa, entre outras como o Festival de Música e Tradição em Palácios e a festa Verão Bragança, pretendemos proporcionar momentos de entretenimento e diversão não só aos brigantinos, mas também a quem nos visita, dando a conhecer, assim, as nossas tradições e, simultaneamente, fomentando atividades diferentes e próprias desta altura do ano como é o caso, por exemplo, do maior escorrega de água da Europa”, advoga Hernâni Dias, ciente da importância de criar um certo dinamismo, sobretudo, nesta época, através de ações distintas que promovam a cidade a que preside.

De sublinhar, ainda, a festa “Verão Bragança” que, este ano, decorrerá no primeiro sábado do mês de agosto, mais precisamente, no dia 4. Haverá djs, espetáculos de luz e animação permanente entre as 19 horas de sábado e as 3 horas de domingo nas ruas Almirante Reis, Alexandre Herculano, República, Combatentes da Grande Guerra, Abílio Beça, na Praça Camões e na Praça da Sé.
No âmbito da estratégia do executivo municipal, de dinamização do comércio tradicional e de animação do Centro Histórico, espaço polarizador e estruturante da cidade, foi aprovada na última Reunião de câmara a alteração ao Horário de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais na noite de 4 de agosto, até às 3 horas do dia seguinte, assim como dos estabelecimentos de restauração e bebidas.

Para terminar, resta assegurar que a diversão não termina a 10 de agosto com o final do Verão na Praça. Continuará sim, logo de seguida, com a Festa da História no Castelo de 13 a 16 de agosto, seguindo-se as Festas da Cidade, de 18 a 22 agosto, cujo cartaz foi publicado hoje, às 10h45, na página oficial do facebook do Município de Bragança, onde se destacam como artistas principais os The Gift, Emanuel, Expensive Soul e D.A.M.A.. 

 

PROGRAMA: Lombada – Festival de Música e Tradição

 

DIA 27 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

Durante a tarde, fabrico do pão em fornos tradicionais.

16h30 - Workshop sobre o fabrico do pão.

22h30 - Música tradicional.

 

DIA 28 DE JULHO SÁBADO

9h30 -Segada manual, revivendo todo o ritual inerente, desde cantigas, comida, trajes, brincadeiras, etc..

12h30 - Almoço comunitário com ementa tradicional da segada.

15h00 – Workshop “Cá se fazem cuscos”.

15h30 - Abertura da feira de artesanato e de produtos da terra.

16h00 – Workshop sobre artesanato. (fabrico das cestas)

16h30 – Malha tradicional.

17h30 – Workshop “Cá se fazem cuscos” (Cont.).

20h00 - Jantar comunitário.

22h00 – Atuação do grupo de música tradicional “CHULA DA PONTE VELHA” de Portugal e de Espanha.

 

DIA 29 DE JULHO DOMINGO

15h30 - Toques religiosos no sino da igreja.

16h30 - Concerto temático, na igreja.

17h00 - 20.º ENCONTRO DE GAITEIROS E TOCADORES DO NORDESTE.

20h00 - Jantar comunitário.

21h30 – 20.º ENCONTRO DE GAITEIROS E TOCADORES DO NORDESTE (Cont.).

22h30 – Atuação do grupo de música tradicional “FORRO MIOR” do Brasil.

Nota: Durante estes dois dias haverá:

- Bar e restaurante abertos para visitantes;

- Venda de artesanato e produtos da terra, em pequenas barraquinhas;

- Exposição e venda de bordados, exposição de fotografias sobre o ciclo do pão e exposição permanente sobre o tema “Atividades e Gentes da Terra de Palácios”.

 

Fotografias da Conferência de Imprensa de Apresentação d`O Lombada e Cartaz com programa do "Verão na Praça" (Camões)

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

GNR desmantelou duas estufas de canábis em Valpaços

Valpaços investe em cultura e turismo de natureza para o concelho