Foram atribuídas três VMER 4x4 a Trás-os-montes adaptadas às características da região e que irão permitir ir ao encontro das vítimas com uma maior rapidez e em melhores condições de segurança.

 

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e os hospitais de Chaves e de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) receberam uma nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), que vieram substituir os anteriores veículos estacionados nas três unidades hospitalares.

Por terem tração às quatro rodas, as viaturas adaptam-se de forma mais eficaz às características da região, principalmente durante o inverno, em que as equipas de emergência percorrem estradas sinuosas e, frequentemente, com condições climatéricas adversas. Sendo que, a partir de agora, o socorro às vítimas será concretizado com maior celeridade e com melhores condições de segurança.

As novas VMER foram entregues pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), numa cerimónia que decorreu no passado dia 7 de novembro, no Hospital de Cascais e que contou com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

A chave da VMER atribuída à ULS Nordeste foi recebida pelo médico Tiago Loza e enfermeiro Norberto Silva (na fotografia principal), coordenadores deste meio de emergência pré-hospitalar. “Era uma necessidade substituir a anterior viatura de emergência, com cerca de 15 anos e um largo número de quilómetros, já que exigia um esforço acrescido da parte dos profissionais de saúde para chegar o mais rápido possível ao local das ocorrências sem porem em causa a sua própria segurança”, referiu o enfermeiro coordenador da VMER estacionada na unidade hospitalar brigantina.

Ao serviço das populações no interior norte do país há dez anos, assinalados em março passado, este meio de emergência médica pré-hospitalar está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia, com uma taxa de operacionalidade na ordem dos 100 por cento. Entre os motivos de ativação da VMER, a maioria das ocorrências estão relacionadas com situações de paragem cardiorrespiratórias, seguem-se os casos de trauma, problemas do foro respiratório graves e Acidentes Vasculares Cerebrais ou AVC.

 

Intervenção pré-hospitalar

 

As VMER, ativadas através do número de emergência 112, são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa de emergência (constituída por um médico e um enfermeiro) ao local onde se encontra o doente. O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência. Esta equipa dispõe de equipamentos de Suporte Avançado de Vida. 

A título de exemplo, na última década, a VMER estacionada na Unidade Hospitalar de Bragança registou cerca de 750 saídas por ano, o que se traduz numa média de duas saídas por dia. O tempo de chegada às vítimas varia entre um minuto e uma hora, tendo em conta a dispersão geográfica do distrito de Bragança, sendo o tempo médio de chegada deste meio de emergência de 15 minutos. Em termos de assistência às vítimas, a duração ronda em média uma hora.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Sessão de Boas Vindas aos Novos Alunos do IPB

Investigadores estudam vestígios antigos de produção de vinho no Douro