Foram 315 os homenageados na Gala do Poder Local entre presidentes da câmara, da assembleia municipal e das Juntas de Freguesia do concelho de Bragança, desde 1976 até ao presente.

 

Teve lugar esta segunda-feira, dia 12 de dezembro, no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira em Bragança a Gala do Poder Local. Durante a cerimónia, que começou às 21 horas para terminar quase à meia-noite, foi prestada homenagem a todos os eleitos locais do concelho de Bragança, entre presidentes da Câmara, da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia, desde 1976 até à presente data. No total, foram 315 os homenageados numa gala que culminou com um concerto da Banda Filarmónica de Bragança.

“Eram 315 os homenageados, sendo que alguns não puderam vir por razões de saúde, outros, lamentavelmente, já não se encontram entre nós e houve, inclusivamente, algumas pessoas que não conseguiram sequer que os familiares viessem aqui receber o troféu de homenagem que foi distribuído”, começou por explicar o edil brigantino, referindo-se à ausência de alguns dos galardoados. “De qualquer forma, estamos todos muito satisfeitos com aquilo que aconteceu, que foi a homenagem prestada a estes homens e estas mulheres que, ao longo de 40 anos, deram o seu melhor a favor das populações que os elegeram”, sublinhou Hernâni Dias, acrescentando que, “é essa a grande missão do autarca, conseguir estar próximo das populações, conseguir estar próximo dos problemas que afetam essas mesmas populações e fazer tudo ao nosso alcance para tentar resolvê-los”. “Essa é uma faculdade depositada nos eleitos locais quando acontecem as eleições autárquicas e que, depois, têm de colocar o poder que lhes é conferido a favor, efetivamente, dos cidadãos”, reiterou o presidente da câmara municipal de Bragança.

Quanto à cidade e ao concelho a que preside, Hernâni Dias confessa que, nos últimos 40 anos, “têm evoluído de uma forma absolutamente incrível”. “Seja nas freguesias mais pequenas, seja na vila de Izeda, mas, também, uma boa parte na cidade, eu diria que o concelho no seu conjunto evoluiu para níveis de excelência e aquilo que hoje temos, uma cidade moderna, atrativa, dinâmica, uma cidade inclusiva, e isso vê-se pela forma como atualmente as pessoas colaboram na vida da cidade, mostra que, de facto, se conseguiu fazer um ótimo trabalho nestes 40 anos de poder autárquico democrático”, advogou o autarca que salienta o poder autárquico como “o grande motor de desenvolvimento do país”, gerindo “melhor do que o poder central aquilo que lhe é colocado à disposição”. “Por cada euro que a autarquia invista, corresponde a quatro euros investidos pelo poder central”, assinalou o edil brigantino, referenciando "a disparidade que existe", já que "os municípios gerem, apenas, 14 por cento daquilo que é a receita pública, conseguem fazer investimento que representa 46 por cento".

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Abraço de Natal ao Politécnico de Bragança

Bragança tem guia para detetar e encaminhar idosos vitimas de violência