Bragança foi o município que em 2015 apresentou melhor desempenho económico e financeiro na região norte, seguido de Vinhais, Miranda do Douro, Carrazeda de Ansiães e Alfândega da Fé.

 

Num total de trinta municípios em cinco distritos, Bragança foi o que apresentou melhor desempenho económico e financeiro no exercício económico de 2015, seguido de Vinhais, Miranda do Douro, Carrazeda de Ansiães e Alfândega da Fé.

Esta foi a conclusão da análise efetuada a todos os municípios portugueses, cujos resultados foram recentemente publicados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, pela Ordem dos Contabilistas Certificados.

A nível nacional, o município de Bragança integra o ranking global dos 25 melhores municípios de média dimensão do país, ocupando a 15ª posição da lista e subindo três posições em relação a 2014, num total de 99 Municípios de igual dimensão.

Em termos de equilíbrio orçamental, Bragança ocupa a terceira posição na Região Norte e o 18º lugar a nível nacional, no conjunto dos 308 municípios portugueses.

Ao nível do distrito, Bragança é a cidade mais eficiente, quer na eficiência global, quer na eficiência financeira. Para além de que integra, ainda, a lista dos municípios com melhor índice de dívida, ocupando a 40ª posição a nível nacional, tendo, no período de 2013-2015, reduzido a estrutura da dívida total, em 26,65 por cento, ou seja, 2,78 milhões de euros. De acordo com a autarquia brigantina, este facto “só reflete o bom governo do executivo na utilização dos escassos recursos que são de todos, prosseguindo os princípios do rigor, disciplina, sentido de responsabilidade e transparência na gestão”.

Em suma, entre 2006 e 2015, a saúde financeira das 12 câmaras do distrito de Bragança melhorou significativamente, segundo a análise publicada no último Anuário Financeiro divulgado no final de novembro pela Ordem dos Contabilistas Certificados.

De salientar, também, que Freixo de Espada à Cinta é o sexto município do país que assume maior investimento por cidadão, ou seja 12.817 euros por habitante. O concelho freixenista, de acordo com o Censos de 2011, tinha 3780 habitantes, tendo investido, entre 2006 e 2015, quase 47 milhões de euros.

 



PARTILHAR:

Macedo Cidade Natal já a partir do dia 1 de dezembro

Exploração mineira em Moncorvo com contrato “definitivo” assinado.