A cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos para o quadriénio 2017/2021 do município de Bragança decorreu com toda a pompa e circunstância num teatro quase lotado de apoio ao presidente reeleito.

 

Na passada sexta-feira, dia 20 de outubro, todos os caminhos foram dar ao Teatro Municipal de Bragança. Perante uma sala praticamente lotada, por volta das 18h30, procedeu-se à na cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos do Município de Bragança para o quadriénio 2017/2021.

Durante quase duas horas, foram muitos os intervenientes a pisarem o palco do teatro. No final e como não poderia deixar de ser, o discurso do presidente reeleito. “Espera-nos um trabalho árduo, um espírito de entrega e capacidade de sacrifício, pelo que todos os atores provindos das diversas forças políticas aqui representadas, deverão pautar a sua atuação convergindo num único e comum desígnio: servir os brigantinos”, começou por proferir Hernâni Dias, inaugurando, assim, o seu discurso de 14 minutos, por diversas vezes interrompido por salvas de palmas.

“Nos últimos anos, conseguimos alcançar aquela que é a função primeira da autarquia: assegurar prosperidade e bem-estar aos munícipes”, continuou o edil brigantino, sublinhando, depois, alguns dos feitos conseguidos ao longo do seu primeiro mandato como, por exemplo, “iniciámos um novo processo de participação cívica através do Orçamento Participativo”, “modernizámos os serviços municipais e aproximámo-los dos cidadãos, “conseguimos a certificação de qualidade de todos os serviços municipais, são 45” e “garantimos o equilíbrio das contas municipais com redução da dívida em 36,35 por cento”, entre muitos outros projetos, iniciativas e ações tomadas pelo executivo a seu cargo.

“No âmbito da prossecução da nossa missão, alinhada numa estratégia bem definida e realista, continuaremos a trabalhar com visão e planeamento estratégico, trilhando um caminho pautado pelo bom governo na utilização dos recursos que são de todos prosseguindo os princípios do rigor, da disciplina, sentido de responsabilidade e transparência na gestão”, advogou o autarca que no concelho de Bragança conseguiu uma maioria esmagadora, asseverando que serão implementados “projetos, atividades e ações que nos permitam continuar a criar um território cada vez mais atrativo para viver, para investir e para visitar”. Metas, de acordo com o edil, assentes “em quatro pilares estratégicos”: “o primeiro, a gestão, a organização interna e o relacionamento com os cidadãos, o segundo pilar, a coesão social, o terceiro, o desenvolvimento económico e a competitividade, e o quarto pilar, a reabilitação urbana”.

 

"Por mim, a ligação Bragança - Puebla já estaria concretizada. Se ela ainda não foi concretizada, é necessário que quem tem responsabilidades governativas a nível nacional perceba a importância desta ligação e nós não nos pouparemos a esforços até conseguirmos que esta ligação seja feita", Hernâni Dias

 

Já no final e em conversa com a Comunicação Social, Hernâni Dias reiterou que ““este vai ser o mandato com mais investimento a nível infraestrutural porque temos os fundos comunitários para podermos aplicar, uma vez que já aplicámos uma percentagem daquilo que foi a nossa capacidade de captação de fundos comunitários, mas ainda temos uma boa parte para aplicar neste próximo mandato”. Segundo o autarca, “a nível infraestrutural, vamos ter essa capacidade de execução concretizando aquilo que é o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Bragança, fazendo com que possamos continuar a ser bons executores dos fundos comunitários”, dando como exemplo a criação do “Acelerador de Investimento” que permitiu ao município angariar mais dinheiro. Uma “senda” que Hernâni Dias assegura querer continuar.

De recordar que das 39 freguesias do concelho de Bragança, o PSD conseguiu 34 e da Assembleia Municipal, de 40 possíveis, o partido do atual edil, que tomou posse oficial a 20 de outubro, conseguiu 24 elementos, providenciando-lhe para os próximos quatro anos uma longa margem de manobra. Este facto, confere ao executivo liderado por Hernâni Dias, nas palavras do próprio, “uma grande capacidade de podermos tomar as decisões sem termos que recorrer a outras forças políticas”.

O recém-empossado presidente de câmara falou, ainda, na criação de emprego na região como um dos desígnios deste seu segundo mandato. “Há uma questão que para mim é verdadeiramente importante, que é continuar a criar emprego no concelho, continuar a atrair empresas e continuar a fixar pessoas”, assegurou Hernâni Dias, que promete continuar a lutar por uma reivindicação antiga, a ligação rodoviária Bragança – Puebla de Sanabria.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Mulher que estava desaparecida em Montalegre encontrada sem vida

Júlia Rodrigues toma posse em Mirandela