Depois do busto do banqueiro Cândido Sotto Mayor ter sido furtado há uns anos, uma réplica do original foi reintegrada hoje no Jardim Público, que foi uma das suas muitas doações à cidade flaviense.  

 

O busto do banqueiro e benemérito Cândido Sotto Mayor, que entre muitas outras doações, doou à população flaviense o Jardim Público, um dos ex-libris de cidade foi reposto hoje, no mesmo local, perante uma plateia contituída por cerca de três dezenas de crianças.

Em 1910, foi erguido um busto de homenagem ao benemérito, em bronze, da autoria do escultor Joaquim Gonçalves.

Depois de ter sido furtada há uns anos, a escultura colocada hoje, a 16 de setembro, pelas 15h30, na alameda principal do Jardim Público, é uma réplica do busto original, resultante de um trabalho do pintor e escultor Mário Lino.

Para a sua conceção, o artista flaviense usou materiais tão resistentes como o bronze, não obstante, mais modernos e inovadores.

A iniciativa surgiu há cerca de um ano pelo próprio escultor, pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Madalena, para recuperar o monumento de homenagem.

 

 

Cândido Sotto Mayor

 

Nasceu em Lebução, concelho de Valpaços e transferiu-se para Chaves em 6 de Março de 1864, como empregado de balcão da casa comercial de Luís Paulino Teixeira. Daqui emigrou para o Brasil, onde fez fortuna. A partida foi em 20.3.1872, radicando-se no Rio de Janeiro, como funcionário da Casa fundada por seus parentes: Lino e Joaquim da Cunha Sotto Mayor. Singrou de tal forma que fez fortuna que deu para fundar um banco com o seu nome, o qual teve, logo, agências em todo o país. (…) Para o fim da vida fixou residência em Lisboa, de onde geria os seus interesses bancários. Mas sempre que podia deslocava-se a Chaves, onde doou, muitos e importantes melhoramentos. Os coretos, o Jardim Público onde gastou dezoito mil escudos e que em 1915 passou a chamar-se Jardim Cândido Sotto Mayor. Quer o coreto quer os portões riquíssimos do Jardim Público foram executados em Chaves na serralharia Rodrigues. Um ilustre transmontano, este Cândido Sotto Mayor que conseguiu, pela sua genica e pioneirismo como banqueiro, assegurar muitos milhares de empregos e grande desenvolvimento ao país.

 

In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses)
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Revolução cultural na região duriense

Rua de Alfândega terá o nome do mestre José Rodrigues